quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CARREATA DO DIA DA BÍBLIA EM VOLTA REDONDA

CARREATA DIA 11 DE DEZEMBRO PARA COMEMORAR O DIA DA BÍBLIA EM VOLTA REDONDA.

O CONSELHO DE PASTORES EVANGÉLICOS DE VOLTA REDONDA, RESOLVEU  PROMOVER UMA CARREATA PARA COMEMORAR O DIA DA BÍBLIA NO SÁBADO DIA 11/12/2010.
A CARREATA SAIRÁ ÀS 14 HORAS DA BEIRA RIO, EM FRENTE O PROJETO VIDA, SEGUIRÁ PELA AV. PAULO DE FRONTIN, AV. DOS METALURGICOS, DARÁ A VOLTA NO ESCRITÓRIO CENTRAL NA VILA, VOLTARÁ PELA AV. DOS METALURGICOS ATRAVESSARÁ O VIADUTO E RUMARÁ EM DIREÇÃO AO AERO CLUB. LOCAL ONDE, APÓS ORAÇÃO PELO PRESIDENTE DO COPEVRE SERÁ DISPERSADA.
VENHA PARTICIPAR COM OS PASTORES DE VOLTA REDONDA, TRAGA BANDEIRAS, VERSÍCULOS BÍBLICOS E COMEMORE O LIVRO DOS LIVROS A BÍBLIA SAGRADA.  

ASS.: Pr. Abrahão de Faria Rocha (Vice-Presidente do COPEVRE)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MENINO CAUSA POLÊMICA AO AFIRMAR TER IDO AO CÉU, FALADO COM JESUS E JOÃO BATISTA E VISTO DEUS

Experiências de quase morte são controversas. Já foram analisadas e estudadas exaustivamente, sem que haja uma palavra final sobre o assunto. Para alguns não passa de alucinação, para outros é algo profundamente espiritual.

Nos últimos dias tem se debatido muito, nos Estados Unidos, a história de Colton Burpo. Quando este filho de um pastor metodista do Nebraska tinha quatro anos (em 2003), teve uma apendicite que foi diagnosticada errada. Assim que os médicos descobriram o que havia ocorrido, ele foi submetido a uma operação de emergência. Ele não resistiu, disseram os médicos, e ele foi dado como morto.

Deitado na cama de um hospital, o menino narra que pode ver sua alma subindo até o céu. Ele descreve que viu e ouviu o que seu pai orava e o que sua mãe fazia nos corredores do hospital. Chegando ao céu, encontrou seu bisavô e conversou com a irmã mais velha que nunca conheceu, pois sua mãe teve um aborto espontâneo, assuntos que ele desconhecia até então.

Ele narra que viu e conversou com Jesus, que andava em um cavalo que somente ele podia montar. Descreveu ainda uma visão de Deus “muito grande”, sentado em uma cadeira muito alta. Depois de algum tempo no céu, tendo visões que se assemelham em muitos aspectos ao que diz o livro de Apocalipse e conversar com personagens bíblicos como João Batista, o menino voltou à Terra.

Ele reviveu e relatou tudo que experimentou ao pai, Todd, que decidiu registrar em um livro chamado “Heaven is for real” [O Céu é de verdade], lançado pela Thomas Nelson. O livro tem o prefácio de Don Piper, que também escreveu uma obra narrando como foi sua experiência no céu e que endossa o testemunho de Colton.

Este não é o primeiro livro escrito por pessoas que alegam ter visitado o céu. O que chama atenção é o fato de ser narrado por uma criança de quatro anos de idade. Segundo seu pai, muitas das coisas que ele narra não seriam possíveis para ele conhecer. Desde a história da perda da irmã no ventre materno até detalhes sobre a visão celestial que corroboram com a narrativa do apóstolo João no livro de Apocalipse.

No início desta semana o menino e o pai foram entrevistado pela rede americana Fox, no programa Fox & Friends (vídeo abaixo). O que era para ser uma simples promoção de seu livro (qua acaba de ser lançado) se transformou quase imediatamente em uma controvérsia nacional. Centenas de sites e blogs reproduziram a entrevista, muitos elogiaram a emissora enquanto um outro grupo fazia pesadas críticas ao que consideram uma tentativa da direita cristã de impor sua agenda e usar o menino para isso. OS detalhes fornecidos pelo jovem Burpo de que todos são jovens no céu e que os olhos de Jesus são azuis criaram controvérsia também no meio religioso. O livro já tinha passado das 100.000 cópias vendidas antes de toda essa exposição de mídia e agora certamente irá ter uma procura ainda maior.
Fonte: FoxNews

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CULTO DIRIGIDO PELA UNIÃO FEMININA

Mais um culto ao nosso Deus, onde pudemos sentir a presença de Deus. Vidas sendo tocadas pelo Espiríto Santo de Deus, para transformação e renovação. Oportunidade que Deus nos dá para que a comunhão seja estabelecida e compromissos sejam selados.
ABERTURA:
A abertura do culto foi feito pela irmã Claudete, que faz a leitura em Filienses 1 vs 27 a 30. Com uma palavra de alerta para que possamos ter uma vida digna do evangelho que recebemos de graça do nosso  Senhor Jesus Cristo:
MINISTÉRIO DE LOUVOR:
Levando a congregação a adoração:
TESTEMUNHOS:

OS JOVENS MANDAM MENSAGEM
Os jovens mandam mensagem para o Ramon,que está trabalhando em Guarapari, está firme com Jesus, participando de uma igreja evangélica naquela cidade:

A SANTA PALAVRA DE DEUS:
A convidada das irmãs para trazer a palavra de Deus nesse domingo é a Missionária Emily da Igreja Congregacional de Volta Redonda:
A palavra foi baseada no Primeiro Livro dos Reis cap. 18 vs. 38 e 39. Elias derrota os profetas de Baal. A mensagem nos chama a não nos acovardarmos com as adversidades da vida. Não fazermos como Elias depois de ter derrotado aqueles profetas do mal e ter fugido da mulher Jesabel. Porque nos temos aquele que é o único e poderoso Deus conosco e, nada pode deter o povo de Deus. porque O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!
MINISTRAÇÃO SOBRE O MINISTÉRIO DE LOUVOR:
A missionária faz uma ministração especial sobre a integrante mais nova do ministério de louvor:
E sobre os demais integrantes do ministério:
Ministra também sobre os irmãos que se colocam de joelho diante do altar em busca de mais ousadia para suas vidas, na obra de Deus:

O pastor Abrahão faz o encerramento de culto onde Deus falou poderosamente:


domingo, 21 de novembro de 2010

UM ASSUNTO MISTERIOSO, EMOTIVO E TEMEROSO, PORÉM MARAVILHOSO!

Querido internauta, o assunto que proponho para voce agora pode parecer estranho e sem sentido para um dia de domingo. Todavia se voce está só diante do seu computador e não com os parentes e amigos num churrasco é porque, talvez, você esteja buscando conhecer algo profundo, algo que fale bem forte com suas emoções, algo tremendo! Por isso, quero tratar com você, do assunto: A MORTE. Pense na sua morte!

Muitas pessoas evitam pensar nesse assunto. Elas se negam a conversar sobre ELA. Tem pessoas, que ao serem interpeladas sobre a Morte ou participando de uma roda de conversa, quando esse assunto é ventilado diz: - Vamos mudar de assunto? Não gosto de falar disso!

Entretanto te afirmo que para Deus esse é um momento sublime. Para confirmar o que estou lhe dizendo vou citar alguns versículos da Palavra de Deus e, você poderá tirar suas próprias conclusões. Em seguida vou postar uma crônica de Rubem Alves que fala sobre a Morte, que achei muito dez! Aliás sou um pouco suspeito ao falar de Rubem Alves, pois sou fãn de carteirinha desse poeta da alma! Mas, vamos aos versículos da Bíblia:
"Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de seus santos" Salmo 116 v. 15
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam" Salmo 23 v. 4
"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 8 vs. 37 a 39.

Sobre a morte e o morrer
Rubem Alves

O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de
um ser humano? O que e quem a define?

Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: "Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver." A vida é tão boa! Não quero ir embora...

Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: "Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?". Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: "Não chore, que eu vou te abraçar..." Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.

Cecília Meireles sentia algo parecido: "E eu fico a imaginar se depois de muito navegar a algum lugar enfim se chega... O que será, talvez, até mais triste. Nem barcas, nem gaivotas. Apenas sobre humanas companhias... Com que tristeza o horizonte avisto, aproximado e sem recurso. Que pena a vida ser só isto...”

Da. Clara era uma velhinha de 95 anos, lá em Minas. Vivia uma religiosidade mansa, sem culpas ou medos. Na cama, cega, a filha lhe lia a Bíblia. De repente, ela fez um gesto, interrompendo a leitura. O que ela tinha a dizer era infinitamente mais importante. "Minha filha, sei que minha hora está chegando... Mas, que pena! A vida é tão boa...”

Mas tenho muito medo do morrer. O morrer pode vir acompanhado de dores, humilhações, aparelhos e tubos enfiados no meu corpo, contra a minha vontade, sem que eu nada possa fazer, porque já não sou mais dono de mim mesmo; solidão, ninguém tem coragem ou palavras para, de mãos dadas comigo, falar sobre a minha morte, medo de que a passagem seja demorada. Bom seria se, depois de anunciada, ela acontecesse de forma mansa e sem dores, longe dos hospitais, em meio às pessoas que se ama, em meio a visões de beleza.

Mas a medicina não entende. Um amigo contou-me dos últimos dias do seu pai, já bem velho. As dores eram terríveis. Era-lhe insuportável a visão do sofrimento do pai. Dirigiu-se, então, ao médico: "O senhor não poderia aumentar a dose dos analgésicos, para que meu pai não sofra?". O médico olhou-o com olhar severo e disse: "O senhor está sugerindo que eu pratique a eutanásia?".

Há dores que fazem sentido, como as dores do parto: uma vida nova está nascendo. Mas há dores que não fazem sentido nenhum. Seu velho pai morreu sofrendo uma dor inútil. Qual foi o ganho humano? Que eu saiba, apenas a consciência apaziguada do médico, que dormiu em paz por haver feito aquilo que o costume mandava; costume a que freqüentemente se dá o nome de ética.

Um outro velhinho querido, 92 anos, cego, surdo, todos os esfíncteres sem controle, numa cama -de repente um acontecimento feliz! O coração parou. Ah, com certeza fora o seu anjo da guarda, que assim punha um fim à sua miséria! Mas o médico, movido pelos automatismos costumeiros, apressou-se a cumprir seu dever: debruçou-se sobre o velhinho e o fez respirar de novo. Sofreu inutilmente por mais dois dias antes de tocar de novo o acorde final.

Dir-me-ão que é dever dos médicos fazer todo o possível para que a vida continue. Eu também, da minha forma, luto pela vida. A literatura tem o poder de ressuscitar os mortos. Aprendi com Albert Schweitzer que a "reverência pela vida" é o supremo princípio ético do amor. Mas o que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define? O coração que continua a bater num corpo aparentemente morto? Ou serão os ziguezagues nos vídeos dos monitores, que indicam a presença de ondas cerebrais?

Confesso que, na minha experiência de ser humano, nunca me encontrei com a vida sob a forma de batidas de coração ou ondas cerebrais. A vida humana não se define biologicamente. Permanecemos humanos enquanto existe em nós a esperança da beleza e da alegria. Morta a possibilidade de sentir alegria ou gozar a beleza, o corpo se transforma numa casca de cigarra vazia.

Muitos dos chamados "recursos heróicos" para manter vivo um paciente são, do meu ponto de vista, uma violência ao princípio da "reverência pela vida". Porque, se os médicos dessem ouvidos ao pedido que a vida está fazendo, eles a ouviriam dizer: "Liberta-me".

Comovi-me com o drama do jovem francês Vincent Humbert, de 22 anos, há três anos cego, surdo, mudo, tetraplégico, vítima de um acidente automobilístico. Comunicava-se por meio do único dedo que podia movimentar. E foi assim que escreveu um livro em que dizia: "Morri em 24 de setembro de 2000. Desde aquele dia, eu não vivo. Fazem-me viver. Para quem, para que, eu não sei...". Implorava que lhe dessem o direito de morrer. Como as autoridades, movidas pelo costume e pelas leis, se recusassem, sua mãe realizou seu desejo. A morte o libertou do sofrimento.

Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. Já encontrei a padroeira para essa nova especialidade: a "Pietà" de Michelangelo, com o Cristo morto nos seus braços. Nos braços daquela mãe o morrer deixa de causar medo.


Texto publicado no jornal “Folha de São Paulo”, Caderno “Sinapse” do dia 12/10/03. fls 3.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CULTO DIRIGIDO PELA UNIÃO DE HOMENS

Foi muita benção! Deus operou grandemente e vidas foram tratadas pelo Espírito Santo. Tudo começou assim:
Abertura Diac. Paulo Marques
O ministério de louvor leva a congregação a adorar:

O irmão José Carlos apresenta os familiares que vieram de Mogi das Cruzes: O Presbítero Milton irmão da irmã Leia, que estava acompanhado da esposa Ana e das filhas Tabata e Paloma. Todos eles participaram do culto entoando louvores junto com a congregação.
O irmão José Carlos chama o Presb. Milton para orar pelas ofertas:

Antes da pregação da Palavra a irmã Letícia faz o anúncio do Encontro que acontecerá em Cachoeira de Macacu no próximo dia 27 de novembro:

Antes ainda da pregação da Palavra o Presb. Milton entoa cânticos com a congregação, que fazem lembrar o cantor e pastor Vitorino Silva:

O pastor Abrahão ora pelo pregador da noite Pr. Sebastião:



O pastor Sebastião, que é o pastor da IEC Mariana Torres, é o convidado para trazer a palavra. A mensagem tem por texto base o Cap. 3 verso 11 do livro do Apocalipse. O tema da mensagem: Estou Pronto. O pastor sebastião faz um alerta sobre a necessidade de guardarmos a nossa salvação e, desenvolve a mensagem sempre enfatizando a necessidade de estarmos prontos para atender os chamados do nosso Deus

domingo, 14 de novembro de 2010

MATÉRIA NÃO EXISTE, TUDO É ENERGIA

O título deste artigo diz uma obviedade para quem entendeu minimamente a teoria da relatividade de Einstein pela qual se afirma ser matéria e energia equivalentes. Matéria é energia altamente condensada que pode ser liberada como o mostrou, lamentavelmente, a bomba atômica. O caminho da ciência percorreu, mais ou menos, o seguinte percurso: da matéria chegou ao átomo, do átomo, às partículas subatômicas, das partículas subatômicas,  aos “pacotes de onda” energética, dos pacotes de onda, às supercordas vibratórias, em 11 dimensões ou mais, representadas como música e cor. Assim um elétron vibra mais ou menos quinhentos trilhões de vezes por segundo. Vibração produz som e cor. O universo seria, pois, uma sinfonia de sons e cores. Das supercordas chegou-se, por fim, à energia de fundo, ao vácuo quântico.
Neste contexto, sempre lembro de uma frase dita por W.Heisenberg, um dos pais da mecânica quântica, num semestre que deu na Universidade de Munique em 1968, que me foi dado seguir e que ainda me  soa aos ouvidos : “O universo não é feito por coisas mas por redes  de energia vibracional, emergindo de algo ainda mais profundo e sutil”. Portanto, a matéria perdeu seu foco central em favor da energia que se organiza em campos e redes.
Que é esse”algo mais profundo e sutil” de onde tudo emerge? Os físicos quânticos e astrofísicos chamaram de “energia de fundo” ou “vácuo quântico”, expressão inadequada porque diz o contrário do que a palavra “vazio” significa. O vácuo representa a plenitude de todas as possíveis energias e suas eventuais densificações nos seres. Dai se preferir hoje a expressão pregnant void “o vácuo prenhe” ou a“fonte originária de todo o ser” Não é algo que possa ser representado nas categorias convencionais de espaço-tempo, pois é algo anterior a tudo o que existe, anterior ao espaço-tempo e às quatro energias fundamentais, a gravitacional, a eletromagnética, a nuclear fraca e forte.
Astrofísicos imaginam-no como uma espécie de vasto oceano, sem margens, ilimitado, inefável,  indescritível e misterioso no qual, como num útero infinito, estão hospedadas todas as possibilidades e virtualidades de ser. De lá emergiu, sem que possamos saber porquê e como, aquele pontozinho extremamente prenhe de energia, inimaginavelmente quente que depois explodiu (big bang) dando origem ao nosso universo. Nada impede que daquela energia de fundo tenham surgido outros pontos, gestando também outras singularidades e outros universos paralelos ou em outra dimensão.
Com o surgimento do universo, irrompeu simultaneamente o espaço-tempo. O tempo é o movimento da flutuação das energias e da expansão da matéria. O espaço não é o vazio estático dentro do qual tudo acontece mas aquele processo continuamente aberto que permite as redes de energia e os seres se manifestarem. A estabilidade da matéria pressupõe a presença de uma poderosíssima energia subjacente que a mantém neste estado. Na verdade, nós percebemos a matéria como algo sólido porque as vibrações da energia são tão rápidas que não alcançamos percebê-las com os sentidos corporais. Mas para isso nos ajuda a física quântica, exatamente porque se ocupa das partículas e das redes de energia, que nos rasgam  esta visão diferente da realidade.
A energia é e está em tudo. Sem energia nada poderia subsistir. Como seres conscientes e espirituais, somos uma realização complexíssima, sutil e extremamente interativa de energia.
Que é essa energia de fundo que se manifesta sob tantas formas? Não há nenhuma teoria científica que a defina. De mais a mais, precisamos da energia para definir a energia. Não há como escapar desta redundância, notada já por Max Planck.
Esta Energia talvez constitua a melhor metáfora daquilo que significa Deus, cujos nomes variam, mas que sinalizam sempre  a mesma Energia subjacente. Já o Tao Te Ching (§ 4) dizia o mesmo do Tao: ”o Tao é um vazio em turbilhão, sempre em ação e inexaurível. É um abismo insondável, origem de todas as coisas  e unifica o mundo”.
A singularidade do ser humano é poder entrar em contacto consciente com esta Energia. Ele pode invocá-la, acolhê-la e percebê-la  na forma de vida, de irradiação e de entusiasmo.

Leonardo Boff com Mark Hathaway é autor de The Tao of Liberation. N.York(2010).

MULTIDÃO VAI A MECA, NO PRIMEIRO DIA DA PEREGRINAÇÃO DO HAJJ

Centenas de milhares de fiéis chegam neste domingo a Mina, perto de Meca, no primeiro dia da peregrinação do Hajj, que todo o muçulmano deve fazer ao menos uma vez na vida, se tiver condições para isso.

Algumas estimativas falam em 2,5 milhões de peregrinos. Segundo as autoridades, 1,7 milhão de muçulmanos já receberam o visto do Hajj, somando-se aos 200 mil da Arábia Saudita e da região do golfo autorizados a cumprir este ritual.

Depois de Mina, os fiéis vestidos de branco vão se concentrar no Monte Arafat na segunda-feira, véspera da festa do sacrifício ou Aid al Adha. Depois retornarão a Mina para celebrar durante três dias o ritual de apedrejamento das estelas que representam Satã.
O Hajj é considerado um dos cinco pilares do islã. Os outros quatro são a profissão de fé, a oração cinco vezes ao dia, o jejum durante o ramadã e a oferta da esmola.

14/11/2010 - 08h45 
Folha.com

DICAS AOS AMADOS PASTORES E LÍDERES

A vida é curta. Faça dos seus dias para glória de Deus.
2. A vida é curta. Não leve a vida muito a sério.
3. Ministério é uma maratona, não uma corrida de 50 metros.
4. Jesus cuida mais da igreja do que você pode fazer durante toda sua vida.
5. Você não pode agradar a todos… Então por que tentar?
6. As pessoas vão criticá-lo. Para de choramingar. Se acostume com isso.
7. Em três meses a partir de agora você não se lembrará da maioria das coisas que estão incomodando hoje.
8. Você não pode fazer tudo. Pare de tentar.
9. Deus chamou você porque Ele é bom, e não porque você merece.
10. Se você se culpar por maus resultados no ministério, provável você também vai tomar os créditos quando tiver bons resultados.
11. Se torne amigos de ministérios e igrejas em sua cidade.
12. Seus filhos vão crescer antes que você perceba. Não troque sua família pelo seu ministério.
13. Seu ministério não é o seu deus. Deus é o seu Deus.
14. Você sabe como dar “gás” aos ministros e a outras pessoas? Caso você não saiba e melhor você se queimar e morrer.
15. Estudar para sermões não substitui o seu tempo pessoal com Deus e à Sua Palavra.
16. Errar é o outro lado da generosidade.
17. Pessoas acreditam no que os outros ignoram.
18. Se você estiver indo para alcançar as pessoas de que outros não alcançam, você terá que fazer coisas que outros não fazem.
19. Sua integridade é mais importante do você pode imaginar.
20. Trabalhe com o pessoal que você gosta.
21. Quando você tem uma decisão difícil de fazer, mas você sabe que é o certo, faça imediatamente.
22. Contrate lentamente. Demita rapidamente.
23. Você não pode mudar as pessoas. Só Deus pode.
24. Não critique outros “ministérios”. Você não é tão perfeito como você acha que é.
25. Cuide-se. Coma direito. Descanse. Exercite. Gaste seu tempo com qualidade. Ninguém mais pode fazer isso por você.
26. Se você não tomar muito tempo fora, é porque você está orgulhoso, e você acha que você é mais necessária do que você realmente é.
27. Não basta delegar responsabilidades. Delegue autoridade.
28. Ria com freqüência.
29. As pessoas vão deixar a sua igreja. Por amor e confiança deixe às pessoas sair quando elas quiserem sair de sua igreja. Não tome isto como ofensa pessoal.
30. Quando você sofre e é magoado por causa do ministério, adore a Jesus sobre tudo.
31. Fale de Jesus, toda vez que você for pregar. Não pregue livros, nem comentários de autores.
32. Cuidado com o que você diz. Você está sendo vigiado .
33. Não retorne e-mails quando você está irritado.
34. Verifique se o seu microfone é desligado antes comentar qualquer assunto fora do “púlpito”.
35. Verifique se o seu zíper está aberto cada momento antes de pregar.
36. Ame a tua mulher muito mais do que sua igreja. A Igreja é noiva de Jesus não a sua.
37. Sempre cultive o habito de falar coisas boas paras as pessoas.
38. Elogie e incentive seu pessoal e seus voluntários.
39. Escreva a mão agradecimentos.
40. Sorria e olhe nos olhos quando você fala com as pessoas.

fonte: Solomon
dica do Mauricio A. Boehme

sábado, 13 de novembro de 2010

ENCONTRO DE HOMENS E JOVENS CONGREGACIONAIS

CONTATOS EM VOLTA REDONDA:

1 - Na Congregação de Agua Limpa: Com a Letícia
2 - Na IEC Vila Mury: Com o Ádamo

Vamos nessa moçada vai ser muito bom!  E o preço é bem acessível a todos.

DÚVIDAS SOBRE A PALAVRA SHEKINÁ

Essa palavra é muito utilizada no meio evangélico. Alguns dias atrás numa rádio da região alguém fez uma interpretação sobre essa palavra de maneira equivocada, o que causou um desconforto entre alguns pastores. Entretanto, deu p'ra entender que a maioria das pessoas, até mesmo aquelas que reclamaram da referida interpretação equivocada, também não tem uma idéia clara sobre o significado dessa palavra.
Achamos oportuno a interpretação do hebraísta Pr. Marcello de Oliveira, que dá uma interpretação que achamos coerente para o significado da palavra "Shekiná". Veja abaixo:

É normal ouvir em nossos cultos, congressos, seminários, a palavra “Shekiná”. Desde adolescente ouço esta palavra na igreja. Pregadores a usam com frequência. Os “ministros do louvor” têm o hábito de usá-la. Temos até um cântico muito conhecido: “Derrama a tua “shekiná” sobre nós.

Agora pergunto: De onde tiramos a palavra “shekiná”? O que significa esta palavra? Será “shekiná” uma expressão encontrada nas Escrituras?

Começando pela última pergunta, a palavra “shekiná” não é encontrada em nenhum lugar das Escrituras! Penso que você neste momento está perplexo. Esses dias atrás, pregando em uma grande igreja aqui em São Paulo, falei sobre isto no púlpito e imagine a reação que isto causou no plenário, bem como nos obreiros que ali estavam. Após o término do culto, várias pessoas me pararam e diziam: Pr Marcelo, já ouvimos vários “pregadores de renome” falar desta palavra, e agora o sr está dizendo que não existe? Será que o sr não está enganado?

Exatamente aqui reside nosso problema. Nós ouvimos os “grandes pregadores” falarem, e aceitamos tudo. Não procuramos pesquisar, averiguar, perscrutar. Tudo o que é novidade, e é falada por alguém de “peso”, nós aceitamos e logo começamos a falar. Falta em nosso meio, cristão bereanos, que analisam a cada dia as Escrituras, para verem se está correto ( At 17.11). Notemos que era Paulo que estava pregando! Homem de cultura invulgar, conhecedor de toda lei judaica, e acima de tudo, um dos maiores pregadores que o mundo conheceu. Ora, se Paulo teve que passar no crivo dos bereanos, o que dizer de nossos pregadores? Serão estes maiores que Paulo?

Mas voltando ao assunto da palavra “shekiná”, este vocábulo não aparece na Bíblia Judaica [ Tanakh] nem no N.T, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica -ש-כ -נ(sh-k-n), cujo significado é “habitar”, “fazer morada”. Se perguntarmos a qualquer irmão, o que significa esta palavra, todos dirão: a glória de Deus, presença de Deus. Acontece que, “shekiná” não significa nada disso! O vocábulo “glória” no hebraico é “kavód” – o peso da glória de Deus. Então, quando cantamos: Derrama tua “shekiná” aqui, estamos dizendo: Derrama a tua habitação aqui. Soa estranho, não? Pedir para o Eterno derramar a habitação Dele sobre nós? Não consigo entender! Pois Ele já habita em nós, através da pessoa do Espírito Santo ( ICo 6.19)
A “shekiná”, como uma idéia concreta, aparece só na literatura rabínica, havendo somente “alusões” a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo “וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹכָם” – “e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)”[1];”וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹךְ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים” – “e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus”[2]; e “יְהֹוָה צְבָאוֹת הַשֹּׁכֵן בְּהַר צִיּוֹן” – “o Eterno dos exércitos, aquele que habita em Sião”[3].

Conclusão

Vimos por meio deste singelo estudo que a palavra “shekiná” não está nas Sagradas Escrituras. Aprendemos também que “shekiná” não significa : glória, presença de Deus. Ela vem da raiz “shakhan” que significa – habitar, fazer morada. Esta idéia de “skekiná” aparece somente na literatura rabínica, onde os judeus cabalistas [4] começaram a usá-la a partir do séc XIII. Devemos estar sempre prontos a aprender e não ir além da Escritura. Foi o que Lutero disse para Erasmo: “ A única diferença entre eu [ Lutero] e você [Erasmo] é que eu me coloco debaixo da autoridade das Escrituras, e você se coloca acima dela”.

Autor: Pr. Marcello de Oliveira  (é hebraísta).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ MARCAM NOVA DATA PARA O "FIM DO MUNDO" : 2034

A Torre de Vigia passou todos os limites de bom senso, senso crítico e discordância da Palavra de Deus. Soube com bastante atraso que os líderes desse grupo resolveram acabar com o mundo no ano de 2034, conforme revista A Sentinela, de 15.12.2003, página 15, parágrafos 6 e 7.
Como todos já sabem, a Torre marcou o fim de todos os sistemas mundiais, notadamente do Cristianismo e de todos os
cristãos para os seguintes anos: 1914, 1918, 1920, 1925, 1975 e, agora, 2034. A cada profecia não cumprida, esses líderes assinam o próprio atestado de inidoneidade teológica. Isto é, estão despreparados para entender as Escrituras e para ensino
O novo cálculo para chegar ao ano 2034 é dos mais prosaicos e até hilariantes. Vejam: 1914, somado a 120 de pregação antes do dilúvio (?) resulta no ano de 2034. A liderança torredo grupo continua com a obsessão por 1914, ano em que Jesus teria vindo de forma invisível. Onde foram buscar essa data? Chegaram a um ponto em que não podem voltar. O único remédio é continuar sustentando o insustentável.
Considero uma falta de respeito com os fiéis seguidores da Torre, já tão massacrados com previsões que nunca se cumprem e com proibições as mais estapafúrdias e antibíblicas.
Já sabemos o que dirão em 2035, quando a profecia não se cumprir. Dirão que seus seguidores compreenderam mal a cronologia bíblica; que não era uma realidade, mas uma possibilidade; que uma nova luz raiou no canal de Jeová; que as testemunhas não precisam ficar desiludidas; que continuem na Torre, a única detentora da verdade. Passados alguns anos, um novo cálculo, uma nova luz, uma nova mentira.
Cito apenas um versículo para desmascarar tais falsos mestres:

“Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai” (Mt 24.36 – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas).
Os falsos profetas não respeitam nem a versão bíblica por eles adotada. Não respeitam nada. Não aceitam de seus vassalos qualquer questionamento. Pairam acima de qualquer suspeita. Ameaçam com exclusão os que duvidarem, e continuam dando sustentação a mentira de que são o canal entre Jeová e oshomens. Jesus tem uma palavra para eles:

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira” (Mt 8.44).
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa, Ministério Palavra da Verdade

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A IGREJA VERSUS O MUNDO

John MacArhtur, autor de mais de 150 livros e conferencista internacional, é pastor da Grace Comunity Church, em Sum Valley, Califórnia, desde 1969; é presidente do Master’s College and Seminary e do ministério “Grace to You”; John e sua esposa Patrícia têm quatro filhos e quatorze netos.
Por que os evangélicos tentam cortejar desesperadamente o favor do mundo? As igrejas planejam seus cultos com o objetivo de agradar as pessoas que não freqüentam qualquer igreja. Artistas cristãs imitam todas os estilos efêmeros do mundo tanto na música como no entretenimento. Os pregadores estão horrorizados com o fato de que a ofensa do evangelho pode colocar alguém contra eles, por isso omitem deliberadamente partes da mensagem que o mundo não aprovara.

O evangelicalismo parece ter sido seqüestrado por legiões de porta-vozes carnais que estão fazendo o melhor que podem para convencer o mundo de que a igreja pode ser tão inclusiva, pluralista, mente aberta como as pessoas mais mundanas.

A busca pela aprovação do mundo é o mesmo que prostituição espiritual. De fato, essa foi exatamente a figura que o apóstolo Tiago usou para descrevê-la. Ele escreveu: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4.4).

Sempre existiu e existirá uma incompatibilidade fundamental entre a igreja e o mundo. O pensamento cristão não se harmoniza com todas as filosofias do mundo. A fé genuína em Cristo envolve uma negação de todos os valores mundanos. A verdade bíblica contradiz todas as religiões do mundo. O cristianismo é, por essa razão, oposto a quase tudo que este mundo admira.

Jesus disse aos seus discípulos: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia" (João 15.18-19).

Observe que nosso Senhor considerou uma realidade absoluta o fato de que o mundo desprezaria a igreja. Em vez de ensinar seus discípulos a tentarem conquistar o favor do mundo, por reformularem o evangelho, para que este se adequasse às preferências do mundo, Jesus advertiu expressamente que a busca pelos louvores do mundo é uma característica dos falsos profetas: "Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas" (Lucas 6.26).

Depois, ele esclareceu: "O mundo... me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más" (João 7.7). Em outras palavras, o desprezo do mundo para com o cristianismo origina-se de motivos morais, e não intelectuais: "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras" (João 3.19-20). Essa é a razão por que, não importando quão profundamente diversa seja a opinião do mundo, a verdade cristã nunca será popular no mundo.

No entanto, em quase toda a era da história da igreja, tem havido pessoas na igreja que estão convencidas de que a melhor maneira de ganhar o mundo para Cristo é satisfazer os gostos do mundo. Essa maneira de agir sempre trouxe detrimento à mensagem do evangelho. As únicas épocas em que a igreja causou impacto significante no mundo foram aquelas em que o povo de Deus permaneceu firme, recusou comprometer-se e proclamou com ousadia a verdade, apesar da hostilidade do mundo. Quando os cristãos se esquivaram da tarefa de confrontar as ilusões mundanas populares com as verdades bíblicas impopulares, a igreja perdeu a sua influência e mesclou-se impotentemente com o mundo. Tanto a Escritura como a história atestam esse fato.

E a mensagem cristã não pode simplesmente ser mudada para se conformar com as vicissitudes das opiniões do mundo. A verdade bíblica é fixa e constante, não sujeita a mudança ou adaptação. Por outro lado, a opinião do mundo está em fluxo constante. As tendências e as filosofias que dominam o mundo mudam radicalmente, com regularidade, de geração a geração. A única coisa que permanece constante é o ódio do mundo para com Cristo e o seu evangelho.

Com toda a probabilidade, o mundo não adotará por muito tempo qualquer ideologia em voga neste ano. Se o padrão da história serve como indicador, quando os nossos netos se tornarem adultos, a opinião do mundo será dominada por um sistema completamente novo de crença e todo um novo sistema de valores. A geração de amanhã renunciará todas as modas e filosofias passageiras de hoje. Todavia, uma coisa se manterá inalterada: até que o Senhor volte e estabeleça seu reino na terra, qualquer ideologia que ganha popularidade no mundo será hostil à verdade bíblica, como o foram as suas antecessoras.
AUTOR: John MacArthur

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BRASILEIRO RECLAMA DE QUÊ?

Tá Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci?  do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?

O Brasileiro é assim:
1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas  nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos    sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13. - Faz  "gato"  de luz, de água e de tv a cabo.
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço   pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se  fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo quem ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior!

Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
Espalhe essa idéia!
"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."
Pessoas !
É um dos e-mails mais verdadeiros que recebi!
A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!


EPA!  PERA AI!  E A SALVAÇÃO DA ALMA?  COMO FICA?
ACHO QUE NÓS QUE NOS DIZEMOS CRISTÃOS TEMOS QUE REFLETIR MAIS PROFUNDAMENTE SOBRE ESSAS QUESTÕES! POR QUE SENÃO O INFERNO SERÁ O LIMITE!  PRESTOU ATENÇÃO?!!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

QUAL A DOENÇA DO MUNDO?

Essa é a doença do mundo: O Pecado.

É mais fácil atender o chamamento da mídia maligna, que observar os mandamentos do Senhor.
No Sermão do Monte, Jesus nos diz que devemos entrar pela porta estreita, por que larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição. Veja Mt. 7:13 e 14. E diz mais, poucos são os que acertam com a porta estreita, ou seja, o caminho largo é mais fácil, mais atrativo, porém leva à morte. Morte do que? Da alma. O que isso significa? Significa vida eterna longe de Deus em sofrimento interminável.
Você que é jovem, como está o seu namoro? Você que é casado, como está o seu relacionamento no interior do seu lar? Você tem guiado seus filhos no caminho do Senhor? Que tipo de testemunho você dá pra eles?
Realmente, o marketing do inimigo é muito atrativo. Visa o bem estar da vida material. Porém, aqueles que entram pelo caminho estreito, certamente, colocam suas vidas materiais em segundo plano.
As facilidades do mundo de hoje, os prazeres da carne, são mais fáceis de serem aceitos. Entretanto, para angariar tesouro no lar celestial é necessário ter decisão ao lado de Jesus. Como esse tesouro não pode ser vislumbrado pelos nossos olhos naturais, fica difícil atender o que Jesus nos ensina nos capítulos cinco a sete do evangelho de Mateus.
Mais você que está lendo essa mensagem pode tomar a decisão por Jesus! Ou seja, decidir-se a sofrer por Ele. Disse Jesus: “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” João 16 v. 20. 
Diz o ditado popular quem ri por último ri melhor! Pois, assim será com você que se decidiu por Jesus.
Ass: Pr. Abrahão de Faria Rocha

O SEGREDO DO TESOURO DE BRESSA

Há uma história muito interessante, chamada "O Tesouro de Bresa", onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro.
Ao estudar e aprender estes idiomas começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar. Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.
O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência. Vejo com frequência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas. As piores são as que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar. Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. Acomodação é o maior inimigo do sucesso!!!
Por isso dizem que a viagem é mais importante que o destino. O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem. A pergunta importante não é "quanto vou ter?", mas sim "no que vou me transformar?" Não é "quanto vou ganhar?", mas sim "quanto vou aprender?". Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.
O porteiro do meu prédio me vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa. Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre assistindo à TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos.
Nunca consegui fazê-lo entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou. Ou você aprende e melhora, ou merece continuar recebendo exatamente a mesma coisa. Produz mais? Vale mais, ganha mais. Produz a mesma coisa? Ganha a mesma coisa. É simples. Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro.
É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo. Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta ao bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é.
Como diz Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida: "Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje". Esse deveria ser o foco da sua atenção. Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos. Melhore 1% todos os dias (o conceito de "kaizen"), em diversas áreas da sua vida, sem parar.
"Se você não mudar quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".
AUTOR: DESCONHECIDO

SE

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando todos estão duvidando,
E para esses no entanto achar desculpa,
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;
Se és capaz de pensar – sem que a isso só te atires;
De sonhar – sem fazer dos teus sonhos teus senhores;
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste;
E as coisas por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;
Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhastes em toda a vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: “Persiste!”;
Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que é mais – tu serás um homem, ó meu filho!
                                                      Rudyard Kipling
               (Tradução de Guilherme de Almeida)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SABE QUAL É UM DOS SEGREDOS DA LONGEVIDADE? A TECNOLOGIA!

Estudos recentes afirmam que idosos norte-americanos que têm contato com a tecnologia vivem mais. Aqui no Brasil o acesso à internet pelo público da terceira idade não para de crescer




Links da matéria:
Além das oito décadas vividas, Victor e Neuza têm muito mais em comum do que se imagina. Há pouco mais de 10 anos, os dois descobriram o computador e, conseqüentemente, a internet, uma verdadeira revolução em suas vidas.
"A tecnologia agora já é fantástica. E olha que eu não sei o que vai acontecer daqui cinco ou dez anos", diz o aposentado Victor Vishnevsky. Já Neuza Guerreiro de Carvalo acredita que os idosos devem se adaptar ou irão se marginalizar. "Claro que eu tive que estudar um pouco, pois a gente fica mais lerda depois de adulto. O que a moçada faz em meia hora, eu levo duas, mas acabo fazendo", explica a aposentada.
Em estudos recentes, idosos norte-americanos, muitos com mais de 100 anos, contaram o segredo de sua longevidade. E, acredite, um dos pontos mais discutidos foi o uso de novas tecnologias. No Brasil, o acesso à internet pelo público da terceira idade ainda é tímido, mas não para de crescer. Por aqui, pesquisas dizem que apenas 11% das pessoas com 50 anos ou mais usam a web.
"A gente vê que aqueles que começaram a usar, por meio de aulas ou aprendendo por algum familiar, depois gosta e aproveita muito. Realmente acho que se abre uma janela para eles", conta Cássio Bottino, Psiquiatra.
Um legítimo cigano, que nos anos 50 veio da China fugindo do regime comunista, Victor sofreu com vários problemas de saúde. Graças ao computador, ele já conseguiu publicar três livros e já até encontrou alguns familiares perdidos em redes sociais. "Eu fiz contato com meus parentes no Irã que eu não via há 60 anos", conta.
Neuza está conectada à Web desde 1997, quando teve seu primeiro PC. E apesar de ter uma conta no twitter e DOIS blogs, ela odeia ser chamada de blogueira...
"Eu comecei a escrever a história da minha vida meio no susto, mas à mão não tinha como. Máquina não existia mais então peguei um 486 e fui aprendendo por ensaio e erro", explica. Neusa também conta que achou muito bom conseguir intercalar textos. "Se esquecia de determinada coisa, colocava o cursor e acrescentava. Para mim aquilo era mágico".
Com estes belos exemplos está claro, nunca é tarde para experimentar, conhecer e descobrir o novo. "Para os idosos é um grande desafio, mas que traz grandes benefícios, justamente por eles terem que aprender coisas novas. Isso pode ser feito na terceira idade e não há nenhum impedimento nestas faixas etárias de aprender a usar o computador e ter um grande proveito disso", afirma o Doutor.
Usar tecnologia é bom, mas não importa a idade, é preciso saber como. Na rotina de Dona Neuza isso já está bastante claro e ela não se deixa ser "consumida" pelo computador. "Não uso [o computador] dia e noite e não tenho vício. Eu uso como uma ferramenta de trabalho", finaliza.
Não só o computador, mas toda tecnologia tem se revelado uma ótima aliada da terceira idade. Seja para estimular a memória, adquirir novos conhecimentos, escrever ou simplesmente se divertir e passar o tempo. Segundo Victor, o contato com o computador mundou a sua vida. 
Fonte: Diário de Notícias.

domingo, 7 de novembro de 2010

A LEI DA SEMEADURA

A Palavra de Deus em 2 Coríntios cap. 9 versos 6 a 14 nos ensina sobre a lei da semeadura. Logo no versículo 6 diz: "... aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará."
Como podemos deduzir a ordem é proporcional direta. Com isso, concordamos que o achado da ciência conforme mostra a reportagem da Folha de São Paulo, abaixo transcrita, é possível e está em linha com a tese de Paulo no texto acima referido. E diria mais, o gene da generosidade é calcado no homem pelo próprio Criador. Essa minha afirmação faz a complementação do achado científico. Veja:
CIENTISTAS ALEMÃES ACREDITAM TER DESCOBERTO GENE DA GENEROSIDADE

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Bonn dirigido pelo catedrático de psicologia Martin Reuter acredita ter descoberto o gene da generosidade, após ter feito um estudo com cem pessoas.
As cem pessoas, segundo Reuter revelou durante a apresentação da pesquisa nesta sexta-feira, foram convidadas a realizar uma prova de retenção de dados nas quais tinham que aprender uma série de dígitos e depois repeti-los utilizando a memória.
Após a prova, cada um dos participantes recebia cinco euros e tinha a possibilidade de doar parte dessa quantidade para um fim benéfico.
"As doações eram anônimas, mas nós sabíamos quanto dinheiro havia na caixa, por isso podíamos calcular o montante da quantidade doada", explicou Reuter.
No teste de DNA os pesquisadores se concentraram no chamado COMT gene, que contém as informações para a geração de uma enzima que desativa determinadas substâncias no cérebro, entre elas a dopamina.
Há 15 anos se sabe que existem duas variantes distintas do COMT gene: o COMT val e o COMT met, que estão distribuídos de forma bastante equitativa entre a população humana.
Nas pessoas com a variante val, a enzima trabalha de forma quatro vezes mais efetiva, de modo que a dopamina é inativada de forma muito mais rápida.
O estudo da Universidade de Bonn demonstrou que isto tem efeitos no comportamento e as pessoas que participaram do experimento e que tinham a variante COMT val doaram o dobro da quantidade doada pelas que tinham a variante met.
Esta é a primeira vez que uma pesquisa empírica mostra uma correlação entre um fator genético determinado e atitudes altruístas, apesar de estudos com gêmeos já terem demonstrado que os genes influem de alguma forma nesses tipos de comportamento.
O grupo de trabalho de Bonn concentrou sua análise no COMT gene por saber que a dopamina influi no comportamento social dos seres humanos. Junto com outras substâncias, como a vasopressina, ela tem influência, por exemplo, sobre o comportamento sexual e a disposição para criar vínculos.


GAYS FAZEM "beijaço" EM PROTESTO DURANTE A PASSAGEM DO PAPA PELA ESPANHA

Cerca de 200 gays fizeram neste domingo um "beijaço" durante a passagem do papamóvel pelas ruas de Barcelona, em um protesto contra a visita de Bento 16 e as políticas da Igreja Católica sobre temas como a homossexualidade e uso de preservativos.

Metade dos manifestantes se beijaram e a outra metade vaiou o papa em sua passagem pela Catedral de Barcelona, onde realizou uma missa neste domingo. O protesto ocorreu em meio a milhares de fiéis que esperavam entusiasmados Bento 16.

Eles disseram se opor à visita de dois dias do papa, durante a qual ele criticou o que chamou de "agressivo" movimento anti-Igreja na Espanha e pediu para a Europa redescobrir suas raízes cristãs.

Jordi Petit, dirigente histórico do movimento homossexual na Cataluña, afirmou que a "hierarquia eclesiástica ataca há muitos anos os direitos humanos básicos", como sua insistência em proibir o uso de preservativos. Petit afirmou que a crítica é dirigida ao alto escalão da Igreja Católica e não "aos cristãos que fazem um trabalho positivo".

A visita do papa tem como objetivo reacender a fé em uma das principais nações católicas do mundo. Bento 16 afirmou neste sábado que o anticlericanismo sentido hoje na Espanha remete aos anos 30, quando a Igreja Católica sofreu uma onda de violência e mal-estar em meio à guerra civil.

Centenas de peregrinos de todo país e da Europa esperam para ver Bento 16, que também percorreu os últimos dez quilômetros do Caminho de Santiago, do aeroporto à catedral.

Neste domingo, ele deve ter um encontro privado com os reis da Espanha, Juan Carlos 1º e Sofia e consagrará a Sagrada Família, monumento emblemático da cidade, assinado por Antoni Gaudí (1852-1926).

Seu retorno a Roma está previsto para o fim do domingo.

Esta é a quinta viagem de Bento 16 deste ano. Em abril, ele esteve em Malta; em maio, em Portugal; um mês depois, foi a Chipre, e por fim esteve no Reino Unido, em setembro passado.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS.