sábado, 28 de julho de 2012

E DEPOIS DO SUCESSO?

Todos nós temos, ou deveríamos ter, o desejo de uma grande realização na vida. Um fato marcante que trará enorme prazer por “contribuir” para a história de outras pessoas.
Muitas vezes, essa realização vem marcada pela fama, ou reconhecimento público. Muitas vezes ela também acontece cedo na vida, como é o caso de jovens cantores e atores.
Tudo muito bom! Contudo, embora o sucesso seja algo tão buscado por todos, ele vem, na maioria das vezes, acompanhado de efeitos colaterais indesejáveis tanto para o realizador, quanto para outras pessoas, próximas e distantes. Isso pode ser devastador. A carreira artística está cheia de exemplos disso. Por essa razão, é preciso muita atenção com a atitude e comportamento depois do sucesso. Isso garantirá a sua caminhada para realizações ainda maiores.
O primeiro efeito tende a ocorrer dentro da própria pessoa. Uma grande realização é sempre precedida de uma grande batalha. Foram enormes desafios vencidos. Muito suor, muita dificuldade. É muito natural que, depois de todo esse esforço, no momento de primeiro relaxamento após a conquista, quando todos os hormônios e químicas, alteradas pelo corpo para suportar e vencer a batalha, voltam ao normal, haverá um cansaço profundo. Um tipo de “depressão” que nos faz querer apenas o silêncio e a solidão. Não se preocupe, isso é absolutamente normal. Relaxe, tenha o seu tempo de recuperação. Afaste-se por um tempo, fique longe de internet, telefone, ou qualquer contato com o mundo, e descanse. Não se preocupe. O mundo vai continuar a girar sem você. Contudo, aproveite esse tempo também para sonhar e pensar. Pense na nova situação, no novo patamar em que a sua realização o levou. Responda a questão: “Qual é o próximo desafio?” A resposta sincera para essa pergunta é muito importante para eliminar essa “depressão pós-sucesso”
O segundo efeito também ocorre dentro da própria pessoa. Contudo, este é induzido pelo inevitável “falatório” sobre você e sua grande realização. Haverá pessoas falando muito bem, e outras falando muito mal de você. Não se deixe influenciar por nenhum dos lados. Lembre-se que ter “fama” significa também tornar-se assunto, quando não há mais nada de interessante, ou positivo, ou adequado, para se falar na própria vida. Pessoas vivem julgando o que não sabem. É um defeito de fabricação do ser humano. Um tipo de defesa. Assim, espere ser centro das atenções, mesmo quando estiver muito longe e não tiver nem idéia do que estão falando! O importante é você ter plena consciência de quem você é realmente. Quais são as suas raízes. De onde você veio. Quem são seus pais, seus amigos verdadeiros, desde que você era criança, muito antes da sua grande realização. Agarre-se nesse “você” verdadeiro. Isso é o seu núcleo. Isso é o que fez você encarar e vencer todos os desafios. Nunca tente mudar seu verdadeiro “eu” para adequar-se a qualquer coisa que outras pessoas pensam ou falam de você, seja positivo, ou negativo. A história mostra o quanto a opinião pública é volúvel. Não se deixe levar pela vaidade, acreditando que, de uma hora para outra, você se tornou um super-homem, só porque falam isso de você. Também não se deixe influenciar pelas críticas ou pensamentos mesquinhos das pessoas que falam mal de você. Lembre-se: você lutou e venceu. Você é o herói, o vencedor, eles não.
Assim, fique firme nas suas raízes, aquelas que te fizeram chegar até aqui. Conserve sua humildade e coração positivo. Não se deixe levar pelo vento das palavras alheias. Você nunca sabe para onde esse “vento” vai te levar. Seja sempre você mesmo.
O terceiro efeito ocorre com as pessoas próximas a você. Elas querem atenção. Querem compartilhar a sua vitória. E isso é justo, pois muitas delas foram essenciais para o seu sucesso. Contudo, entenda que eles também sentem ciúmes uns dos outros, inseguranças, etc. Provavelmente não haverá tempo para você ligar, ou conversar todo o tempo que cada um deles deseja nesse momento. Talvez nem seja porque sua agenda ficou mais intensa, mas porque agora eles querem muito mais da sua atenção. Seja simples e claro sobre o assunto. Aproveite o convívio agradável com eles. Mande cartões, participe de festas e reuniões dentro de sua disponibilidade. Com o tempo tudo voltará ao normal.
O quarto efeito ocorre com as pessoas distantes de você. Muitas delas vão achar que você é algo “de outro planeta”. Essa fantasia das pessoas é normal. Sempre buscamos idealizar pessoas que seriam capazes de resolver todos os nossos problemas. Quando você tiver a oportunidade de encontrá-las pessoalmente, seja honesto sobre suas limitações. Isso não significa se menosprezar, mas, novamente, “ser você mesmo!”
Certa e infelizmente, também haverá aquelas pessoas, distantes ou próximas de você, que vão criticá-lo e até odiá-lo, simplesmente porque você teve sucesso. Por que? Porque com isso, sem querer, você mostrou para eles, “segundo as idéias distorcidas deles”, o quão incompetentes eles são. Você nem sabe disso, é claro, mas sua conquista e sua atitude vencedora e positiva os machuca muito. Quanto a esse tipo de gente, não se preocupe, não há nada a fazer, não perca o seu tempo. Apenas peça a Deus que os ensine, com as experiências dos desafios que inevitavelmente surgirão nas suas vidas, a serem melhores seres humanos.

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).


NOSSO COMENTÁRIO: As palavras do nosso astronauta brasileiro são muito preciosas. O nosso Senhor Jesus, nos ensina sobre as mesmas coisas no chamado Sermão do Monte. Medite sobre tais situações e seja sempre proativo, sabendo que aquele que te guia nesse mundo é o Espírito Santo. E, mantendo comunhão com o Espírito Santo, sempre seremos vencedores. Aliás, como está escrito em Romanos 8:37 “somos mais que vencedores”. Assim sendo, vá em frente sabendo que maior é o que está contigo do que o que está no mundo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS ADVINDOS DO USO DA INTERNET

O uso da internet:
BENEFÍCIOS: promove a comunicação instantânea e barata entre pessoas de diversas partes do mundo; disponibiliza inúmeras informações e dicas, inclusive em tempo real; auxilia em pesquisas; traz praticidade à vida, inclusive no que diz respeito à aquisição de mercadorias; evita o gasto de papel através de diversos meios, sendo o principal os chamados correios eletrônicos (e-mails); difunde promoções e publicidade de forma eficiente e abrangente.
MALEFÍCIOS: possibilita a difusão de crimes e a ocultação dos criminosos da informática; pode viciar as pessoas, retirando a disposição delas para outras atividades; pode se tornar uma fonte de gastos muito grande se não souber usá-la de forma adequada; difunde a pornografia, o racismo e alguns crimes, expondo jovens e crianças; promove o “empobrecimento” do vocabulário e da escrita dos jovens.
FONTE: Inforum .insite.com.br
NOSSO COMENTÁRIO: Concordamos com o que foi dito acima. Entretanto, podemos afirmar que a evolução na área da informática, assim como na ciência atômica, pode ser usada tanto para o bem como para o mal. Assim ocorreu com o avião, com a pólvora, com o fogo, com a escrita, etc.
Sabemos, conforme a Bíblia nos ensina que este mundo jaz no maligno (satanás), por isso, que coisas que foram inventadas ou criadas pelo homem, que originalmente seria para um fim proveitoso, em benefício do homem, muitas vezes servem de instrumento para o mal.
Jesus Cristo, nosso salvador, orando ao Pai, no capítulo 17 do Evangelho de João, pediu para que Ele nos guardasse do mal. Eu creio que tenho sido preservado pelo Pai. Ele nos dá condição de estudar, trabalhar, e ainda ter um lazer e, o mais precioso, poder ir à igreja para junto com os irmãos adorarmos o Seu Nome.
Pr. Abrahão de Faria Rocha

terça-feira, 17 de julho de 2012

As imagens ao lado podem parecer um contra-senso, mas é a realidade do que temos verificado nas escolas brasileiras atualmente. A desculpa é que são tantas as religiões, e se o Brasil é um país laico, isto é o governo não sofre influências por parte de nenhuma religião, e aliado a isso, é um país democrático, logo a escola, principalmente, as estaduais, não deve abrir para uma crença em detrimento de outra, e se abrir pra uma terá de fazê-lo para todas, como são muitas o procedimento se torna inviável.
Em princípio essa lógica parece acertada. Entretanto, o resultado poderia ser outro caso a Palavra de Deus pudesse ser ensinada nas primeiras séries do ensino fundamental. Ou seja, menos pessoas cometeriam crimes, que levam a condenações a reclusão em presídios, menos pessoas seriam assassinadas, menos pessoas estariam dominadas pelo vício das drogas. Menos pessoas estariam sendo dominadas pelas várias formas de corrupção, e assim por diante. Teríamos certamente um país bem melhor. Mais saudável para se viver.
Alguns jornais publicaram no decorrer deste mês de julho/2012, que os evangélicos assumiram a liderança em termos quantitativos do nosso país. Cerca de 51% da população brasileira professam esta fé. Isso pode ser um bom indício para que tenhamos uma virada de situação. O que você que está lendo este artigo tem a dizer? Da minha parte, sou de opinião que a oração pode muito em seus efeitos. Então, se é verdade, que tal orarmos para que Deus mude o nosso quadro? Já comecei ...
Assinado: Pr. Abrahão de Faria Rocha

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O QUE É "PARTÍCULA DE D'US"?

Foi comprovada a existência do Bóson de Higgs, elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a "Partícula de D’us". O anúncio foi feito em Genebra, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares. As conclusões foram baseadas em dados obtidos em um gigantesco acelerador de partículas que entrou em operação regular em 2010 e está localizado em baixo da terra, na fronteira entre a Suíça e a França conhecido como LHC (Grande Colisor de Hádrons). Os físicos o usaram para realizar colisões de prótons em velocidades próximas à da luz. Esses choques que provocam a emissão de outras partículas subatômicas, ainda menores que eles é que detectaram a presença do bóson de Higgs.
Há mais de quatro décadas cientistas tentam encontrar essa partícula. Mesmo sem efeitos práticos no nosso dia a dia, a descoberta está sendo considerada a mais importante dos últimos anos no campo da Física. Segundo os cientistas, ela revela a origem do universo, como tudo começou.
Em 1964, por dedução, o físico britânico Peter Higgs postulou que existia o bóson que hoje leva seu nome e que devia dar sua massa a outras partículas. "A ideia é que existem partículas que se chocam permanentemente com bósons de Higgs. Estes choques freiam seu movimento, que se torna mais lento, e dão a eles a aparência de uma massa", explica o físico e filósofo Etienne Klein. O bóson de Higgs é a última peça no quebra-cabeça do Modelo Padrão, a teoria que descreve as partículas elementares.
O nome ‘particula de D’us’ pegou, mas a maior parte da comunidade científica prefere chamar mesmo de bóson de Higgs, para que a brincadeira não distorça o real significado do trabalho de pesquisa ou atribua a ele alguma conotação religiosa…
Aqui é que entra a Torá, mas permanece a ciência.
Não se trata de provar teorias, mesmo cientes da relevância fundamental da atual descoberta. Nossa grande prova já nos foi revelada. A prova da origem da matéria no judaísmo, existe há milhares de anos… descrita na Torá. Uma revelação Divina que descreve Sua criação. A emanação Divina está em todas as coisas e presente em todos os seres vivos. Desde os céus e a Terra até a existência do homem, no sexto dia. O início a partir do nada, das trevas até a criação do universo, a separação das águas, as plantas, animais, o ser humano.
No século 21, a vontade e determinação de explicar nossa origem é de fundamental importância e sempre acompanhou o homem e seu destino: onde estamos e para onde vamos é o que nos revela e impulsiona a ir atrás de novas descobertas. Ciência e Torá andam juntas; impossível desconectar. D’us forneceu ao homem uma inteligência única que o impulsiona a revelar, entender o próprio pensamento, o mundo a sua volta, o invisível. A dimensão Divina dentro desta capacidade também dotou o homem com a força de revelar D’us nas partículas mais minúsculas encobertas para serem reveladas na natureza.
A ‘Partícula de D’us’ não é obra do acaso, de colisões e massas juntadas ao acaso através de ações e reações. Para nós, a alma humana é a partícula, a faísca Divina, que nenhum homem jamais será capaz de criar sozinho, nem com todo o seu intelecto, nem com todos os instrumentos possíveis e gigantescos seja em tamanho ou em capacidade. A existência do homem e de todas as criaturas possui um cientista único, cuja patente pode ser revelada, mas jamais quebrada.
Ou será que você acredita que a ciência é capaz de evoluir em suas colisões até criar flores, frutos, animais, uma diversidade incrível em todos os reinos, a partir do nada? Quem criou o átomo? Quem criou os elementos da tabela periódica?
O DNA Divino desconhece colisão. Ele fornece equilíbrio e é a Ele que estamos vivos, abertos a novas descobertas e revelações. O homem é a Partícula de D’us revelada neste mundo concreto. Não há colisão aqui, mas uma fusão eterna.

Por Daisy T. Maltz

FONTE: PT.CHABAD.ORG

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MISSÃO NA ÍNTEGRA

Martinho Lutero fez a reforma protestante, porque a igreja da qual participava estava fugindo das doutrinas, que a Palavra de Deus nos apresenta no Livro Sagrado, a Bíblia. Hoje, muitas igrejas chamadas evangélicas têm vivido e pregado doutrinas, que estão em total desacordo com o que prescreve a Palavra de Deus. Mais como fazer uma reforma? No tempo de Lutero era uma igreja cristã única, que precisava de mudança para voltar aos preceitos cristãos puros. Hoje, temos inúmeras igrejas evangélicas cada uma com uma forma de atuação e de vivencia teológica. Essas igrejas, nos seus seguimentos, com estatuto aprovado em cartório, segue sua própria doutrina de acordo com a interpretação que faz da Bíblia, ou mesmo seguindo outras direções. Então como fazer uma reforma no mesmo nível da que fez Lutero e outros reformadores como Calvino, John Knox, etc.?
Mas, graças a Deus que homens de Deus como Pr. Ariovaldo Ramos, Ed. René Kivitz, Aluizio Teixeira, e tantos outros, que participam do programa Missão Integral, se levantam para pregar o evangelho que o Senhor Jesus Cristo de Nazaré trouxe ao mundo, cujos preceitos estão calcados na Palavra de Deus e, que é o único caminho para que o homem alcance a vida eterna com Deus.
Com essa visão reformista esse grupo prega o evangelho que, não tem preço material, não promete riqueza nesse mundo, mas, promete um tesouro onde não existe traça para corroer e nem tão pouco existe ferrugem.
 Todos que estão ligados, no momento conosco, convidamos para participar do programa Missão Integral no dia 14 de julho próximo às 9horas, que será realizado presencialmente na cidade de Araçatuba SP, mas, que será reproduzido em telão, ou seja, um modelo semipresencial nas dependências da IPV da Vila Rica. Os palestrantes como verificamos na propaganda visual acima serão o Pr. Ariovaldo Ramos e Pr. Ed René Kivitz. Eles estarão discorrendo sobre o tema “O Evangelho Integral: Uma Releitura da Missão Integral”.
Informamos que no mês de outubro deste ano, o programa será apresentado de forma presencial na nossa cidade de Volta Redonda.
Para informar-se melhor fale conosco pelo telefone: (24) 8116-0118 ou (24) 3343-2921 ou pelo e-mail: afrcongregacional@gmail.com