segunda-feira, 25 de março de 2013

VOCÊ É FILHO DA LIVRE OU DA ESCRAVA?

Na Epístola aos Gálatas o apóstolo Paulo faz a defesa da Nova Aliança. Segundo Ele não estamos mais debaixo da Lei chamada Lei mosaica. Ou seja, nós temos uma nova aliança no sangue precioso do
Senhor Jesus e, portanto, os preceitos da lei foram cumpridos por Jesus que, ao mesmo tempo deu uma nova ordenança que, no fundo é mais profunda nos seus ditames que, a própria lei mosaica. Porque, agora Deus vê a intenção do nosso coração. Inclusive, não é mais necessário a prática do que é proibido para condenação. A intenção do nosso coração poderá determinar se estamos sendo perseverantes na prática da justiça divina ou, se estamos pecando. Veja o que diz o Evangelho de Mateus capítulo 5 verso 27 e 28 "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."
Também, na carta aos Gálatas o apóstolo nos alerta com relação a algumas práticas ligadas ao Antigo Testamento e, que não devemos nos reportar mais a elas. Por exemplo, a partir do Cap. 4 verso 21 em diante, o apóstolo se refere ao Monte Sinai dizendo tratar-se do lugar da velha aliança e, compara aquela aliança a Agar a escrava do patriarca Abraão, e, nos alerta quanto a não mais nos reportarmos a ela e sim a nova aliança que se refere a promessa feita a Abraão. A nova aliança é a aliança da promessa, da nova esperança, da salvação feita através do sacrifício do Senhor Jesus por nós na cruz.
Queremos viver o novo. O vinho novo. A nova aliança. Pois somos filhos da livre e não da escrava.
Leiam essa epístola aos Gálatas e talvez você possa ter uma visão mais adequada sobre a febre que permeia o meio evangélico hoje de ir a Israel ás vezes com sacrifício financeiro. Se você tem dinheiro para fazer um turismo naquele país ótimo. Vá conhecer o país para onde um dia o Senhor Jave estabeleceu um povo que queria chamar de Seu. Sabendo entretanto, que o país não é mais o mesmo. E, que o Israel de Deus hoje somos todos os que professam a fé no Senhor Jesus.
Ass.: Pr. Abrahão de Faria Rocha