quinta-feira, 17 de abril de 2014

O ONTEM, O HOJE E O AMANHA


O ONTEM, O HOJE E O AMANHA
Ler: Eclesiastes capitulo 3
O conceito de tempo é diferente para nós os simples mortais do que pensam os filósofos e os teólogos.
Para o senso comum, ou seja, para o povo em geral o tempo é constituído de passado, presente e futuro. Os filósofos pensam assim: o passado passou e não existe mais, o futuro não chegou, portanto, também não existe e o presente quando acabo de pronunciar já não é presente, portanto, também não existe. Para resolver essa questão inventaram a possibilidade da existência de um presente estendido.
Já os teólogos partem da visão de Deus, que por meio do atributo da onisciência não somente conhece, mas vê tudo ao mesmo tempo: início, meio e fim. Desde o início da criação até o final "escatológico". Portanto, para Deus o tempo é igual a um único evento. É como se Ele visse tudo como nós quando olhamos para um pequeno quadro na parede.
Esse pensamento teológico, pode explicar a afirmação de Jesus, quando disse: "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram."
Mt. 24:34.
Daí meus irmãos e amigos aconselho você a analisar e tomar decisões, quanto ao que deve fazer nesta vida, em face do que ensina o sábio Salomão no capitulo 3 de Eclesiastes, pensando como Jesus e não como os homens, que pensam: não preciso me incomodar com nada, pois tudo irá acontecer no seu tempo ou como os filósofos, que terão o tempo estendido o quanto for necessário, para que tudo aconteça. Mas, devo pensar como Jesus, na minha geração vai acontecer e, portando devo tomar providências aqui e agora. Pois, não sabemos nem o dia nem a hora, como diz Pedro: "Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas". 2Pe.3:10
Quanto ao texto de Eclesiastes capitulo 3, enfatizo o verso 17, que diz: "Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra." Ec. 3:17.