quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O AMOR DE DEUS E O AMOR DE HOMENS

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Gostaria de dissertar um pouco sobre o amor de Deus e o amor que é sentido pelo ser humano.

Nós humanos amamos! Os gregos usam palavras diferentes para falar de amor. Por exemplo, eles usam “fileo” para designar o amor entre irmãos, “eros” para o amor entre um homem e uma mulher e “ágape” para designar o amor divino. Mas, todos esses sentimentos quando expressados pelo homem são imperfeitos. Hoje amamos e amanhã podemos deixar de amar, inclusive nas três formas de amor dos gregos. Nós brasileiros incluímos todas as formas de amor na única palavra “amor”.

Mas, o amor de Deus é diferente de todos, por que não é um sentimento externo como no nosso caso. Deus é amor. Portanto, o amor é a essência de Deus.

Podemos chegar lá?


O Senhor Jesus na oração, quando intercedia por nós (cap. 17 de João), manifestou o desejo de que fossemos um com Ele e com o Pai. Creio que, quando alcançarmos essa instância de santificação e de integração com Jesus, então o amor do Filho e do Pai estará em nós.

Ass.: Pr. Abrahão de Faria Rocha

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A SOLUÇÃO É JESUS

“E disse Jesus:  As raposas tem covis, e as aves do céu tem ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mt. 8:20
Outro dia estava passando por uma das ruas de Volta Redonda quando vi um carro de alto custo, zero km, que passava por mim. No para-brisa traseiro do carro estava escrito: JESUS É A SOLUÇÃO. O motorista era um dos líderes mais influentes da nossa cidade. Lembrei-me de ter lido um tempo atrás, informação pela mídia, de uma lista com os nomes de vários líderes evangélicos mais ricos do Brasil, alguns donos de fazendas, aviões, e outras coisas.

Não acho que o crente, seja ele quem for, líder ou não, deva fazer voto de pobreza como o fez Francisco de Assis, santo da Igreja Católica e inspirador do atual papa. Mas fico imaginando o líder de uma igreja, que entre seus membros tem pessoas que mal tem o que comer, passando por dificuldades financeiras e, o líder (pastor, bispo, apóstolo, etc)  vivendo na opulência, com várias propriedades. Alguns proprietários de fazendas, aviões e outras coisas. Será que Jesus é realmente a Solução? Quero com isso dividir minhas elucubrações com você!!!
Ass.: Pr. Abrahão de Faria Rocha

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O JOVEM RICO

´E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.`  Mt. 19:16 a 22.

NOSSO COMENTÁRIO:
Todas as pessoas, que acreditam que haverá uma vida após a morte e, que a mesma será para eternidade. E, se creem ainda que existem dois lugares reservados para essa vivência eterna. E ainda, que somente os que seguem os mandamentos do Mestre Jesus Cristo de Nazaré é que irão viver no melhor lugar e, os demais no lugar de tormento eterno. Então, devemos optar ainda nessa vida, uma vez que a Bíblia diz que após a morte vem o juízo. Todas as chances são dadas ainda nesta vida e, não precisamos de outras vidas para definir qual a nossa escolha.
Sabemos que os prazeres que nos são oferecidos nesta vida às vezes ofuscam a nossa visão e, considerando que existem os mensageiros espirituais do mal, que trabalham no sentido de cauterizar a nossa mente, somos muitas vezes ludibriados e não entendemos o sentido do evangelho de Cristo Jesus. Por isso, muitos se deixarão iludir pelo aqui agora e tomarão a decisão errada. Existem, entretanto, aqueles que embora sabendo da verdade, mesmo assim, preferem optar pelo prazer imediato. Tal como o jovem que colocou o seu coração nas riquezas e, preferiu escolher os prazeres da vida atual, embora sabendo da verdade e, por isso, ficando com o coração entristecido. Pense bem, ao ler estas palavras você pode decidir e escolher agora o seu futuro!
Assinado: Pr. Abrahão de Faria Rocha

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A lenda das três árvores

Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: “Eu quero ser o baú mais precioso do mundo cheio de tesouros”.
A Segunda olhando o riacho, suspirou: “Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas”.
A terceira, olhou para o vale e disse: “Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem pra mim, levantem os olhos e pensem em Deus”.
Muitos anos se passaram e certo dia três lenhadores cortaram as árvores, que estavam ansiosas em se transformar naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos… Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortadas em grossas vigas e colocada de lado em um depósito. Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram: Por quê isto?
Entretanto numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse: “Paz” e, num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra!
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando as suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Mas, no Domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho Jesus ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos e desejos. Mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.
ENSINAMENTO : Portanto não se esqueça: Não importa o tamanho do seu sonho! Acreditando nele a sua vida ficará mais bonita e muito melhor de ser vivida!
(Autoria Desconhecida)


sexta-feira, 24 de maio de 2013

TRIBULAÇÃO x TRANQUILIDADE

"a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória" I Pe 1:8

Quem pode dizer que vive sempre tranquilo neste mundo? Penso que não existe nenhum ser humano; pelo menos depois que começa a ter relações com tudo que o cerca nesta vida. Quem pode viver em plena tranquilidade?

As exigências que nos são impostas, e as que nós próprios nos impomos mexem com o nosso ser como um todo (corpo, mente e espírito), incluindo nossas emoções.

 E o que são emoções? Emoções são as ações mais intensas, que refletem as vontades impostas pela alma do homem. Na alma esta a sede do juízo humano, que define do que gosta e do que não gosta, o que aprova e o que rejeita. Com base nesses julgamentos o homem decide suas ações.

Poderíamos entrar mais fundo nessas questões da alma, do sentimento, das emoções, mas por hora basta. Já deu pra perceber a complexidade que envolve nossa vida nessa terra.

MAS TEM SOLUÇÃO! VEJA COMO:

Jesus quando orou a Deus Pai, no evangelho de João 17:15a17 disse: "Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade."

Jesus em João 16:33, disse: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo.

Claro que mediante estas palavras de Jesus, não quer dizer que teremos uma vida de sombra e água fresca, mas que, assim como Jesus nós podemos vencer o mundo também. Entretanto, temos que nos preparar para a batalha. A Bíblia nos dá as armas para batalhar leia o que diz o Apóstolo Paulo na carta aos Efésios 6:10a17. Também nos dá as estratégias veja o verso 18 da mesma carta e capítulo.

Vamos em frente, que chegaremos lá! Na Nova Terra e Novo Céu. Na Jerusalém celestial.

Ass.: Pr. Abrahão de Faria Rocha

segunda-feira, 25 de março de 2013

VOCÊ É FILHO DA LIVRE OU DA ESCRAVA?

Na Epístola aos Gálatas o apóstolo Paulo faz a defesa da Nova Aliança. Segundo Ele não estamos mais debaixo da Lei chamada Lei mosaica. Ou seja, nós temos uma nova aliança no sangue precioso do
Senhor Jesus e, portanto, os preceitos da lei foram cumpridos por Jesus que, ao mesmo tempo deu uma nova ordenança que, no fundo é mais profunda nos seus ditames que, a própria lei mosaica. Porque, agora Deus vê a intenção do nosso coração. Inclusive, não é mais necessário a prática do que é proibido para condenação. A intenção do nosso coração poderá determinar se estamos sendo perseverantes na prática da justiça divina ou, se estamos pecando. Veja o que diz o Evangelho de Mateus capítulo 5 verso 27 e 28 "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."
Também, na carta aos Gálatas o apóstolo nos alerta com relação a algumas práticas ligadas ao Antigo Testamento e, que não devemos nos reportar mais a elas. Por exemplo, a partir do Cap. 4 verso 21 em diante, o apóstolo se refere ao Monte Sinai dizendo tratar-se do lugar da velha aliança e, compara aquela aliança a Agar a escrava do patriarca Abraão, e, nos alerta quanto a não mais nos reportarmos a ela e sim a nova aliança que se refere a promessa feita a Abraão. A nova aliança é a aliança da promessa, da nova esperança, da salvação feita através do sacrifício do Senhor Jesus por nós na cruz.
Queremos viver o novo. O vinho novo. A nova aliança. Pois somos filhos da livre e não da escrava.
Leiam essa epístola aos Gálatas e talvez você possa ter uma visão mais adequada sobre a febre que permeia o meio evangélico hoje de ir a Israel ás vezes com sacrifício financeiro. Se você tem dinheiro para fazer um turismo naquele país ótimo. Vá conhecer o país para onde um dia o Senhor Jave estabeleceu um povo que queria chamar de Seu. Sabendo entretanto, que o país não é mais o mesmo. E, que o Israel de Deus hoje somos todos os que professam a fé no Senhor Jesus.
Ass.: Pr. Abrahão de Faria Rocha

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


MMA e UFC. Como Deus vê?
PUBLICADO EM 17 DE JULHO DE 2012, POR J.WASHINGTON
Quando duas pessoas se digladiam violentamente em um ringue elas estão refletindo a imagem de quem? Eventos como UFC (Ultimate Fighting Championship) que reúne praticantes do MMA (Mixed Martial Arts) e lutas envolvendo box, jiu-jítsu, muay thay, judô, caratê e luta livre exaltam o amor ao próximo?
Socos, chutes, pontapés, caneladas, golpes diversos e sangue diante de um público que parece ter prazer ao ver o sofrimento alheio. Juízes e comissários pontuam os golpes, tudo é feito por dinheiro e “espetáculo”.
Os gladiadores modernos se preparam para derrubarem os oponentes. Deus deseja reerguer a humanidade. Quando Deus criou o homem. Ele o criou a Sua imagem e semelhança:
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. (Gênesis 1:26)
Como a Bíblia descreve Deus? Ele é santo (Levítico 11:44); perfeito (2 Samuel 22:31); justo (Salmos 7:11); misericordioso (Salmos 116:5); compassivo, piedoso, longânimo, abundante em amor. (Salmos 103:8-17; 1 João
4:8)
Essas são algumas características de Deus. Na criação, Deus imprimiu essas mesmas qualidades no homem. Porém, o pecado desfigurou o ser humano e este se tornou corrupto, violento e carnal.
A violência humana é movida pela maldade e egoísmo. Com as transmissões de lutas, em rede aberta de televisão, a imagem da violência está ficando comum. A visão é responsável por 80% daquilo que chega ao nosso cérebro. Devemos selecionar bem o que vemos. O que temos visto forma, qualifica e promove os valores esportivos, civilizatórios e espirituais?
A Bíblia declara que Deus odeia a violência:
“O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina”. (Salmo 11:5).
Há vários outros textos que mostram que Deus se desagrada com a violência:
“A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência”. (Gênesis 6:11)
Foi devido à maldade, corrupção e violência humanas que Deus trouxe o dilúvio destruidor (ver Gênesis 6). Um dos capítulos mais terríveis da história é o que gladiadores romanos enfrentavam-se em seus circos de horrores, onde os filhos de Deus atingiam estágios inferiores e animalescos. Em Nova York, desde 1997, não são permitidas competições e outras ações do MMA. Essas lutas também foram proibidas na França. A Associação Médica do Canadá, em 2010, concluiu que a prática de esportes violentos como o MMA provoca traumas e lesões que podem acompanhar o lutador pelo resto da vida. Entidades canadenses “lutam” para que o esporte seja banido do país. A batalha espiritual também é séria, pois envolve o que há de mais precioso na Terra, os filhos de Deus.
“Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão”. (Efésios 6:12)
As Escrituras descrevem as obras da “carne”:
“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”. (Gálatas 5:19-21)
Os desejos da “carne” têm como raiz a essência da natureza pecaminosa – o egoísmo. Como resultado, o homem tem sede de “dominar”, orgulha-se da força bruta e da violência. Esses esportes de violência não refletem o caráter de Deus. Não é o Deus de amor que está por detrás incitando o homem à violência.
Uma educadora cristã declarou em seu livro Educação:
“Alguns dos mais populares divertimentos, tais como o futebol americano e o boxe, têm se tornado escolas de brutalidade. Estão desenvolvendo as mesmas características que desenvolviam os jogos na antiga Roma. O amor ao domínio, o orgulho da mera força bruta, o descaso da vida, estão exercendo sobre a juventude um poder desmoralizador que nos aterra”. (Educação, p. 500, 501)
Deus deseja reerguer o homem de sua decaída condição e ajudá-lo a desenvolver e a praticar a elevada norma de conduta cristã – o amor, a paz, alegria, bondade.
A Bíblia também descreve as características do caráter daquele que é transformado por Deus:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. (Gálatas 5:22, 23)
O ser humano é transformado por aquilo que ele contempla. Por isso, a Bíblia ensina a pensarmos em coisas edificantes, de precioso valor moral. Paulo diz:
“Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. (Colossenses 3:2)
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Filipenses 4:8)
A prática desses esportes e a contemplação são nocivas ao desenvolvimento do caráter e não condizem com fé cristã. Está correto cuidar do corpo, pois ele é a casa do Espírito Santo.
“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito
Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. (1 Coríntios 6:19)
Quando um lutador planeja e acerta um golpe em seu adversário, ele leva em consideração que a pessoa que está sendo ferida vale o sangue de Cristo, que é a imagem e semelhança de Deus? Que prazer há nisso? Definitivamente, bater, machucar e humilhar uma pessoa não agrada o Criador.
“Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é essa a pessoa que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará”. (Isaías 33:15-16)
Com carinho:
J.Washington

NOSSO COMENTÁRIO: Concordamos em gênero, número e grau com o autor do texto acima. Nós cristãos somos templos do Espírito Santo. Você que se diz cristão e pratica lutas como MMA e outras, onde a tônica é acertar o adversário para deixá-lo fora de combate? Incluindo a possibilidade de machucá-lo e, dependendo do golpe prejudicá-lo fisicamente para o resto da vida, ou até mesmo matá-lo? Faça uma consulta sincera a Deus e deixe ele falar com você lá no teu interior. Depois decida se deve ou não continuar com essa prática.
Pr. Abrahão de Faria Rocha

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


OS SEIS LÍDERES EVANGÉLICOS MILIONÁRIOS, SEGUNDO A "FORBES"
Nome
Fortuna
Igreja
Edir Macedo
R$ 2 bi
Igreja Universal do Reino de Deus
Valdemiro Santiago
R$ 400 mi
Igreja Mundial do Poder de Deus
Silas Malafaia
R$ 300 mi
Assembleia de Deus Vitória em Cristo
R.R. Soares
R$ 250 mi
Igreja Internacional da Graça de Deus
Estevam Hernandes Filho e bispa Sônia
R$ 120 milhões
Igreja Renascer


NOSSO COMENTÁRIO: A revista americana Forbes trouxe uma notícia, que choca o público evangélico do Brasil, quando apresenta uma lista dos seis líderes evangélicos mais ricos do nosso país. Sei que podemos ser prósperos, mais quando nos deparamos com cifras como a do quadro acima, ficamos boquiabertos. Me pergunto: Qual era a verdadeira intenção de Jesus quando disse ao moço rico: "Vai vende tudo o que tens dê aos pobres, depois vem e siga-me". Será que se a pergunta fosse feita a mim, o que eu responderia? Eu, cujos bens materiais ficam muito aquém dos valores mencionados acima, e foram adquiridos com trabalho secular!!!
É para pensar, chorar, orar . . . 
Pr. Abrahão de Faria Rocha