domingo, 7 de novembro de 2010

GAYS FAZEM "beijaço" EM PROTESTO DURANTE A PASSAGEM DO PAPA PELA ESPANHA

Cerca de 200 gays fizeram neste domingo um "beijaço" durante a passagem do papamóvel pelas ruas de Barcelona, em um protesto contra a visita de Bento 16 e as políticas da Igreja Católica sobre temas como a homossexualidade e uso de preservativos.

Metade dos manifestantes se beijaram e a outra metade vaiou o papa em sua passagem pela Catedral de Barcelona, onde realizou uma missa neste domingo. O protesto ocorreu em meio a milhares de fiéis que esperavam entusiasmados Bento 16.

Eles disseram se opor à visita de dois dias do papa, durante a qual ele criticou o que chamou de "agressivo" movimento anti-Igreja na Espanha e pediu para a Europa redescobrir suas raízes cristãs.

Jordi Petit, dirigente histórico do movimento homossexual na Cataluña, afirmou que a "hierarquia eclesiástica ataca há muitos anos os direitos humanos básicos", como sua insistência em proibir o uso de preservativos. Petit afirmou que a crítica é dirigida ao alto escalão da Igreja Católica e não "aos cristãos que fazem um trabalho positivo".

A visita do papa tem como objetivo reacender a fé em uma das principais nações católicas do mundo. Bento 16 afirmou neste sábado que o anticlericanismo sentido hoje na Espanha remete aos anos 30, quando a Igreja Católica sofreu uma onda de violência e mal-estar em meio à guerra civil.

Centenas de peregrinos de todo país e da Europa esperam para ver Bento 16, que também percorreu os últimos dez quilômetros do Caminho de Santiago, do aeroporto à catedral.

Neste domingo, ele deve ter um encontro privado com os reis da Espanha, Juan Carlos 1º e Sofia e consagrará a Sagrada Família, monumento emblemático da cidade, assinado por Antoni Gaudí (1852-1926).

Seu retorno a Roma está previsto para o fim do domingo.

Esta é a quinta viagem de Bento 16 deste ano. Em abril, ele esteve em Malta; em maio, em Portugal; um mês depois, foi a Chipre, e por fim esteve no Reino Unido, em setembro passado.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário