O QUE É O OURO DE OFIR?
Pr. Gilson Soares dos Santos
A gente vê nossos irmãos e irmãs cantando uns para os outros... uns para os outros mesmos... e dizendo “você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir...”, então você chega e pergunta: irmão o que é o “ouro puro de Ofir”? Qual a resposta que você tem? No mínimo, as respostas serão as seguintes:
- “Sei lá... deve ser alguma coisa boa”;
- “Sabe que eu nunca parei pra pensar nesse ouro de Ofir...”;
- “Ouro de Ofir é o ouro de Ofir”.
- “Ofir era um homem muito rico, cheio de ouro. Tipo... todo “ourinado”.”
- “Ouro de Ofir é uma coisa preciosa... quer dizer, todo ouro é uma coisa preciosa, quem quiser me dar, aceito qualquer tipo de ouro, nem precisa ser de Ofir, kkkkkkk”.
Não estou aqui pra condenar a composição “raridade”, do cantor Anderson Freire, outros pastores já fizeram, até exageraram nos ataques. Tampouco estou aqui para fazer propaganda da canção. Apenas gostaria de falar um pouco sobre o famoso e raro “Ouro de Ofir”.
1 – Versículos sobre o ouro de Ofir
Vamos começar pelos versículos que falam do “Ouro de Ofir”:
I Rs 9.28 “Chegaram a Ofir e tomaram de lá quatrocentos e vinte talentos de ouro, que trouxeram ao rei Salomão.”
I Rs 10.11 “Também as naus de Hirão, que de Ofir transportavam ouro, traziam de lá grande quantidade de madeira de sândalo e pedras preciosas.”
I RS 22.49 “Fez Josafá navios de Társis, para irem a Ofir em busca de ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom-Geber.”
I Cr 29.4 “três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas;”.
2 Cr 8.18 “Enviou-lhe Hirão, por intermédio de seus servos, navios e marinheiros práticos; foram com os servos de Salomão a Ofir e tomaram de lá quatrocentos e cinqüenta talentos de ouro, que trouxeram ao rei Salomão.
II Cr 9.10 “Os servos de Hirão e os servos de Salomão, que de Ofir tinham trazido ouro, trouxeram também madeira de sândalo e pedras preciosas.”
Jó 22.24 “e deitares ao pó o teu ouro e o ouro de Ofir entre pedras dos ribeiros,”
Jó 28.16 “O seu valor não se pode avaliar pelo ouro de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.”.
Sl 45.9 “Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir.”
Sl 13.12 “Farei que os homens sejam mais escassos do que o ouro puro, mais raros do que o ouro de Ofir.”.
Acredito que pela lista de versículos acima já tenhamos uma noção do que é o ouro de Ofir. Porém, muitos dicionários e enciclopédias da Bíblia trazem detalhes sobre o que é Ofir e sobre a raridade e preciosidade do seu ouro.
2 – Identificando o ouro de Ofir na Bíblia
OFIR é o nome de uma localidade, mencionada na Bíblia, onde era possível encontrar uma variedade preciosa de itens, tais como, ouro, madeira, sândalo e outros. Muitos estudiosos acreditam que sua localização é na Arábia do Sul, porém, Jerônimo quando traduziu a vulgata identificou como sendo na Índia. “A palavra Ofir foi usada para descrever ouro de qualidade muito alta. De acordo com 1 Crônicas 29.4, Davi fez uma doação muito grande, o seu tesouro pessoal, que continha 3.000 talentos de ouro (zahab) de Ofir, para ajudar a financiar a construção do templo.”[1]. “A palavra e usada a respeito de um lugar famoso pela alta qualidade de ouro que produzia (ver Jo 28.16). Vários locais entre a África do Sul e a Índia foram sugeridos como o sitio de Ofir, mas o Sul da Arábia parece ser o local mais provável”[2].
3 – Qual o problema de comparar alguém com o ouro de Ofir?
Existem dois caminhos quando comparamos alguém ao Ouro de Ofir, vejamos:
Primeiro: No sentido de preciosidade: Pode-se dizer que a pessoa é tão preciosa ou mais preciosa que o Ouro de Ofir, nesse caso, não se pode usar o texto de Jó 28.12-16, pois naquele texto se fala da sabedoria e não de pessoas. “De acordo com Jo 28.16, a sabedoria não tem preço; seu valor não se compara nem mesmo a jóias ou metais mais preciosos e exóticos, inclusive o ouro (ketem) de Ofir.”[3]
Segundo: No sentido de raridade: Pode-se dizer que a pessoa é tão rara como o Ouro de Ofir. Nesse caso, apenas uma vez a Bíblia usa a raridade do ouro de Ofir para comparação. É o que está em Isaías 13.9-12 que fala do Dia da ira do Senhor, quando Deus castigará o mundo por causa de sua maldade e os perversos por causa de sua iniquidade. Nesse tempo, da ira do Senhor, será mais fácil encontrar o ouro de Ofir do que encontrar um homem, pois Deus abaterá a soberba dos violentos. Preste atenção no verso 12 “farei que os homens sejam [...] mais raros do que o ouro de Ofir”. “Quando Javé vier castigar os arrogantes, cruéis e ímpios do mundo inteiro (não apenas os babilônios; cf. Skinner, 105, 107-8; Wright, 53-54; Watts, 197-200 [contra Kissane, 154]), haverá um massacre tão disseminado que a raça humana será exterminada quase por completo; os seres humanos serão mais raros até do que o ouro (ketem) de Ofir (Is 13.12).”[4]
Pelo menos, agora sabemos alguma coisa sobre o tão famoso “ouro de Ofir”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário