sexta-feira, 23 de março de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS ou DECÁLOGO (Dt. 5: 7 a 21)

“7 Não terás outros deuses diante de mim.
8 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9 não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,
10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
12 Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus;
13 seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
14 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.
15 Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.
16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
17 Não matarás.
18 Não adulterarás.
19 Não furtarás.
20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Amados temos acima os Dez Mandamentos, que Moisés recebeu de Deus para com base neles normatizar a vida na sociedade constituída pelo povo hebreu.
Os Dez Mandamentos não discriminam em detalhe a abrangência do que cada um dos mandamentos representa como ordenança para o povo. Cada mandamento se constitui na base para a construção, que forma o elenco de normas ou leis a serem seguidas.  Assim, nós podemos observar na leitura dos demais livros da Lei (Pentateuco) ou os  cinco primeiros livros da Bíblia, que muitas normas foram escritas, que chamamos as Leis de Moisés, com fundamento nos Dez Mandamentos e, que direcionavam como o povo deveria viver e se relacionar.
Para os dias de hoje, podemos observar o mesmo. As nossas leis, na grande maioria estão em linha com os Dez Mandamentos. Nos últimos dias, entretanto, os homens inspirados por Satanás procuram inserir leis que são contrárias, com a finalidade de contrariar a ordem natural que Deus criou. Como é o caso do casamento homossexual, totalmente contrária a criação de Deus, a questão do aborto e assim, os homens estão, sem o saber, indo em direção a sua própria destruição.
No livro A Ética dos Dez Mandamentos de Hans Ulric Reifler, edição Vida Nova, pagina 42 lemos os seguinte: “Lutero usa três outras figuras para descrever as características fundamentais do decálogo. Em seu Grande Catecismo, ele ensina: “Temos, pois, os Dez Mandamentos, modelo de doutrina divina para o que devemos fazer, a fim de que toda a nossa vida agrade a Deus, e a verdadeira fonte e canal de onde deve manar e por onde deve fluir tudo quanto quer ser boa obra.””
Na Sua Sabedoria sem igual, Deus deu ao homem, desde a antiguidade a direção que nos leva a sermos pessoas moralmente boas. Agora é com cada um de nós o querer e o realizar, lembrando que obedecer é melhor do que sacrificar.
Abraços em Cristo Jesus nosso Senhor, e um fim de semana abençoado.
Ass.: Pr. Abrahão

terça-feira, 13 de março de 2012

AVIVAMENTO EM PASSA TRÊS

O Encontro de Mulheres das Igrejas da Ameovale, que aconteceu na IEC de Passa Três no dia 10 deste mês de março de 2012 deve ser considerado histórico. Estou pedindo ao nosso Deus, para que a Igreja de Passa Três tenha recebido o impacto do avivamento espiritual a partir desse encontro.

Como filho de Passa Três agradeço às mulheres congregacionais pela iniciativa e, gostaria de ver outros encontros como da Federação de Jovens, Adolescentes e Homens acontecendo nessa Igreja.

Amo a Igreja de Passa Três, foi ali que eu nasci. Guardo com carinho muitas lembranças do meu tempo de criança. Participava da Escola Dominical e dos teatros que eram apresentados nos períodos de festas como Natal, por exemplo. 

Até hoje guardo um livro, que ganhei por ter participado de uma das apresentações de teatro numa noite de natal. O livro cujo título é O Mascara de Ferro de Alexandre Dumas. Esse presente foi um incentivo para que hoje eu goste muito de ler.

Desculpem os nossos amigos visitantes do nosso blog pelo surto de saudosismo. Na verdade minha alegria é pelo fato de saber que Passa Três pode vivenciar, pelo trabalho das mulheres, um pouco do que Deus pode fazer pelas vidas daqueles que o buscam integralmente.

Ass.:  Pastor Abrahão de Faria Rocha

SOBRE AS 10 PRAGAS DO EGITO E SUAS IMPORTÂNCIAS

Um trecho que, sem dúvida, chama demasiadamente a atenção dos cristãos ou mesmo não crentes, e a passagem sobre as 10 Pragas que o Senhor impusera sobre o Egito. Porém, poucos se preocupam com toda a finalidade desse plano de Deus para aquele povo e para os nossos dias.
Além da principal finalidade que é relatada na Bíblia, que é libertação do povo de Israel que estava sendo cativo do Faraó, as 10 pragas tiveram grande importância sobre os habitantes do Egito. Deus estava desafiando os deuses egípcios para a batalha. E como se deu isso? A resposta é simples. Imaginem: Por quê Rãs, Gafanhotos, Águas em Sangue, Chuva de Pedras…? O certo é que Deus queria falar algo mais, algo além do que podemos ver, algo que hoje precisa ser estudado, mas que na época era uma grande revelação de Deus ao povo de Israel e ao Império Egípcio.
Cada uma praga era direcionado a um ou mais deuses, conforme a credibilidade do povo em confiar nesses “falsos senhores”. Abaixo você pode ver mais detalhadamente esse processo.
 

*AS PRAGAS*
*REFERÊNCIA*
*DIVINDADE EGÍPCIA ANTIGA*
Águas se formaram em sangue
Êxodo 7.14-25
 
Knum: guardião do Nilo; Haspi: espírito do Nilo; Osiris: O Nilo era seu sangue.
Rãs
Êxodo 8.1-15
Hect: com aspecto de rã; deus da ressurreição
Piolho
Êxodo 8.1-19
  -
Moscas
Êxodo 9.20-32
  -
Peste nos Animais
 
Êxodo 9.1-7
 
Hator: deusa-mãe com forma de vaca; Apis: o touro do deus; Ptá: Símbolo da fertilidade; Mnevis: touro sagrado de Heliópolis
Úlceras
Êxodo 9.8-12
*Imotep: deus da medicina
Chuva de Pedras
Êxodo 9.13-25
Nut: deusa do céu; Ísis: deusa da vida; Set: protetor das colheitas
Gafanhotos
Êxodo 10.1-20
Isis: deusa da vida; Set: protetor das colheitas
Trevas
Êxodo 10.21-29
Rá, Aten, Atum, Horus: todos deuses do sol
Morte dos Primogênitos
Êxodo 11.1-12,36
Osiris: A divindade de Faraó; o doador da vida

 
*Imotep, pode não estar envolvida, pois só encontra-se registros dela bem mais tarde,  hipoteticamente pode ter surgido bem depois do episódio.

FONTE: Site "PLENITUDE DIVINA"

quarta-feira, 7 de março de 2012

FUJA DO NEOPENTECOSTALISMO

Se Jesus fosse neopentecostal, não venceria Satanás pela Palavra, mas teria repreendido-o, amarrado, mandado ajoelhar, dito que é derrotado, feito uma sessão de descarrego durante 7 terças-feiras, e aí sim ele sairia (Mt 4:1-11).

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria simplesmente feito o “sermão da montanha”, mas teria realizado o Grande Congresso Galileu de Avivamento Fogo no Monte, cuja entrada seria apenas 250 dracmas divididas em 4 vezes sem juros (Mt 5:1-11).

Se Jesus fosse neopentecostal, jamais teria dito, no caso de alguém bater em uma de nossa face, para darmos a outra; Ele certamente teria mandado que pedíssemos fogo consumidor do céu sobre quem tivesse batido pois “ai daquele que tocar no ungido do Senhor” (Mt 5 :38-42).

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria curado o servo do centurião de Cafarnaum à distância, mas o mandaria levar o tal servo em uma de suas reuniões de milagres e lhe daria uma toalhinha ungida para colocar sobre o seu servo durante 7 semanas, e aí sim ele seria curado (Mt 8: 5-13).
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria multiplicado pães e peixes e distribuído de graça para o povo, de jeito nenhum!! Na verdade, o pão ou o peixe seriam “adquiridos” através de uma pequena oferta de, no mínimo, 50 dracmas e quem comesse o tal pão ou peixe milagroso seria curado de suas enfermidades (Jo 6:1-15).

Se Jesus fosse neopentecostal, Ele até teria expulsado os cambistas e os que vendiam pombas no templo, mas permaneceria com o comércio, desta vez sob sua gerência (Mt 21:12-13).
Se Jesus fosse neopentecostal, quando os fariseus lhe pedissem um sinal, certamente Ele imediatamente levantaria as mãos e de suas mãos sairiam vários arco-íris, um esplendor de fogo e glória se formaria em volta dEle que flutuaria enquanto anjos cantarolavam: “divisa de fogo, varão de guerra, Ele desceu à terra, Ele chegou pra guerrear”. E repetiria tal performance sempre que solicitado (Mt 16:1-12).
Se Jesus fosse neopentecostal, nunca teria dito para carregarmos nossa cruz, perdermos nossa vida para ganhá-la, mas teria dito que nascemos para vencer e que fazemos parte da geração de conquistadores, e que todos somos  predestinados para o sucesso. E no final gritaria: receeeeeeebaaaaaa! (Lc 9:23).
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria curado a mulher encurvada imediatamente, mas teria a convidado para a Escola de Cura para o aprender os 7... veja bem, os 7 passos para receber a cura divina (Lc 13:10-17).
Se Jesus fosse neopentecostal, de forma alguma teria entrado em Jerusalém montado num jumento, mas teria entrado numa carruagem real toda trabalhada em pedras preciosas, com Pôncio Pilatos, Herodes e a cantora Maria Madalena cantando hinos de vitória “liberando” a benção sobre Jerusalém. E o povo não o receberia declarando “Hosana!”, mas marcharia atrás da carruagem enquanto os  apóstolos contariam quantos milhões de pessoas estavam na primeira marcha pra Jesus (Mt 21:1-15).

Se Jesus fosse neopentecostal, ao curar o leproso (Mc 1:40-45), este não ficaria curado imediatamente, mas durante a semana enquanto ele continuasse crendo. Pois se parasse de crer.. aiaiaiaia.
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria expulsado o demônio do geraseno com tanta facilidade. Ele teria realizado um seminário de batalha espiritual para, a partir daí, iniciar o processo de libertação daquele jovem (Mc 5:1-20).

Se Jesus fosse neopentecostal, o texto seria assim: “Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um pobre entrar no reio dos céus” (Mt 19:22-24).

Se Jesus fosse neopentecostal, não teria transformado água em vinho, mas em Guaraná Dolly (Jo 2:1-12).
Se Jesus fosse neopentecostal, Ele teria sim onde recostar Sua cabeça, e moraria no bairro onde estavam localizados os palácios mais chiques e teria um castelo de verão no Egito (Mt 8:20).
Se Jesus fosse neopentecostal, Zaqueu não teria devolvido o que roubou, mas teria doado ao Seu ministério (Lc 19:1-10).

Se Jesus fosse neopentecostal, não pregaria nas sinagogas, mas na recém fundada Igreja de Cristo, e Judas ao traí-lo não se mataria, mas abriria a Igreja de Cristo Renovada.
Se Jesus fosse neopentecostal, não diria que no mundo teríamos aflições, mas diria que teríamos sucesso, honra, vitória, riquezas, prosperidade... (Jo 16:33).
Se Jesus fosse neopentecostal, Ele seria amigo de Pôncio Pilatos, apoiaria Herodes e só falaria o que os fariseus quisessem ouvir.

Certamente, se Jesus fosse neopentecostal, não sofreria tanto nem morreria por mim nem por você... Ele estaria preocupado com outras coisas.
Ainda bem que não era.

Título Original: Se Jesus fosse neopentecostal…
Autor: Felipe Almada

NOSSO COMENTÁRIO: Felicito o autor pelo seu artigo. Sou da opinião do autor que o mundo neopentecostal já ultrapassou os limites do bom senso. Se ouvesse somente uma igreja cristã e essa estivesse praticando a forma de culto dos neopentecostais, certamente que Deus teria levantado um novo Martinho Lutero para fazer a reforma da igreja. Mais como são vários seguimentos com a mesma prática neopentecostal, não sei como Deus irá fazer! Uma coisa é certa: Deus fará alguma coisa, pois Ele é justo, se um dia levantou Lutero para enfrentar o Catolicismo Romano nas suas práticas de venda de indulgência e de relíquias, missa pela alma de mortos que continuam até hoje, e outras heresias, por certo não está gostando nada do que os neopentecostais tem feito no seu nome.