terça-feira, 19 de maio de 2015

CONGREGACIONAIS NO BRASIL

Os Congregacionais no Brasil (1855 - 2015) : 160 Anos de História e Bênçãos.
I – Definição:
“O regime de governo eclesiástico conhecido como Congregacional é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente”.
II- Antecedentes Históricos:
1- A Fundamentação Bíblica da Forma de Governo:
a) A Escolha dos diáconos ficou sob a responsabilidade da igreja e não dos apóstolos: “Mas, irmãos, escolhei, dentre vós (At 6.3);
b) A decisão conciliar de Jerusalém obtém apoio da igreja: “Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At 15.22);
c) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Jesus Cristo considera o parecer da igreja: “E se ele não os atender, dize-o à igreja, e se recusar também ouvir à igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mt 18.17);
d) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Paulo considera o parecer da igreja: “Em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus de Jesus nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (1 Co 5.4 e 5);
III - O Congregacionalismo na Inglaterra:
a) O Movimento Puritano- Movimento de Reforma que tentou purificar a Igreja Anglicana (1534) dos “trapos do papismo”. Grupos de pastores defendiam a autonomia das congregações (congregacionais ou independentes).
b) Em 1561 uma Declaração de Fé exortando à igreja de Jesus Cristo a uma forma congregacional de comunidade de fé;
c) Em 1567 e 1568 comunidades com tais manifestações surgiram;
d) Richard Fityz é considerado como o mais antigo pastor de uma igreja congregacional ( 1570);
e) Robert Browne é considerado o primeiro teórico do congregacionalismo. Fugiu para Holanda por causa da perseguição religiosa e ao lado de Robert Harrison, fundou comunidades independentes. Tais igrejas ficaram conhecidas como brownistas. Morreu em 1633 ligada a Igreja Anglicana.
f) Em 1606 John Smith abandona o pedobatismo e batizando a si próprio e alguns amigos começa, na Holanda, a linhagem histórica dos batistas.
g) Em 1616 é fundada em Londres uma Capela Congregacional tendo com seu pastor Henri Jacob. Esta foi a primeira igreja congregacional da Inglaterra que mantém suas portas abertas.
h) Em 1620 – Um Grupo imigrou para O Novo Continente (EUA), fundando a primeira comunidade congregacional na América.
i) Em 1658 é redigida a Declaração de Savoy (Confissão de Fé, Disciplina e Ordem dos Congregacionais e Independentes. De conteúdo calvinista, foi uma variação da Confissão de Fé de Westminster).
IV – Dr. Robert Kalley e o Congregacionalismo Brasileiro:
a) Robert Reid Kalley nasceu em Monte Floridan (Escócia) em 08 de setembro de 1809 (filhos de Robert Kalley e Jane Raid Kalley);
b) De família presbiteriana, foi batizado com apenas 38 dias de nascido;
c) Perdeu seu pai com 10 meses de vida e sua mãe com 6 anos;
d) Na adolescência e juventude torna-se ateu;
e) Aluno brilhante, com 16 anos de idade ingressou na Universidade de Medicina e Cirurgia de Glasgow;
f) Aos 18 anos já tornara-se farmacêutico;
g) Em 1829, aos 20 anos de idade, diplomou-se em Farmácia e Cirurgia na Faculdade de Medicina e Cirurgia de Glasgow (Escócia);
h) Em 1835 – A experiência com uma anciã enferma, porém piedosa abala seu ateísmo;
i) Em 1836- Deseja ser missionário, mas foi rejeitado pela Junta de Missões;
j) Em 1838 casou-se com Margareth Crawford;
k) Em 1838 torna-se doutor em Medicina (aos 29 anos de idade);
l) Em 27 de setembro de 1838 partiu com a esposa para a Ilha da Madeira (tratamento de saúde);
m) Foi ordenado ministro do Evangelho em 1839; fundou escolas bíblicas e nas consultas orava pelos atendimentos e colocava textos bíblicos nas receitas médicas;
n) Promoveu uma obra filantrópica, educacional,médico, hospitalar e farmacêutica;
o) Perseguição em 1841 – Iniciada por empregadores e médicos, despertando a atenção da Igreja Católica;
p) Prisão em 1843-1844 e Expulsão em 1846;
q) Em 1850 morre sua esposa em Beirute (Líbano);
r) Em 1852 conhece Sarah Poulton em Beirute e se casam;
s) Em 1853 muda-se para os EUA e pastoreia uma igreja presbiteriana de língua portuguesa;
t) Durante os anos de 1853-1854 tem acesso ao livro de Daniel Kidder e toma conhecimento, então, do Brasil.
u) Chegam ao Brasil (Rio de Janeiro) em 10 de Maio de 1855;
v) Mudam para Petrópolis em 07 de junho de 1855.
x) Ministram a primeira aula em 19 de agosto de 1855. Marco do início da Escola Dominical no Brasil;
z) Batizam o primeiro brasileiro, Pedro Nolasco de Andrade, em 11 de julho de 1858. Fundação da Igreja Evangélica Fluminense (considerada a primeira igreja evangélica brasileira e núcleo das Igrejas Evangélicas Congregacionais em nosso país).
Idauro de Oliveira Campos Júnior.
Professor de História do Protestantismo Brasileiro. Pastor da Igreja Congregacional de Niterói (RJ).
Leituras Recomendadas:
Igreja Evangélica Fluminense. Escola Dominical / Histórico 1855 - 1932. Rio de Janeiro: Igreja Evangélica Fluminense, 1932.
CARDOSO, Douglas Nassif. Robert Reid Kalley: Médico - Missionário e Profeta. São Bernardo do Campo: Edição do Autor, 2001.
----------------------------------- Sarah Kalley: Missionária Pioneira na Evangelização do Brasil. São Bernardo do Campo: Edição do Autor, 2005.
CARREIRO, Vanderli Lima. Lições de História dos Congregacionalismo. Curso de História Denominacional. Rio de Janeiro: Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro, [s.d].
DA ROCHA, João Gomes. Lembranças do Passado. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.
FORSYTH, Willian B.Jornada do Império. São José dos Campos: FIEL,2006.
LÈONARD, Èmile. O Protestantismo Brasileiro. São Paulo: ASTE, 2002.
LLOYD - JONES, David Martyn. Os Puritanos: Suas Origens e Seus Sucessores. São Paulo: PES, 1999.
PORTO FILHO, M. Congregacionalismo Brasileiro. Rio de Janeiro: DERP, 1997.
REILY, Duncan Alexander. História Documental do Protestantismo no Brasil. 3ª edição. São Paulo: Aste, 2003.
SANTOS, Lyndon de Araújo (org.). Fiel é a Palavra: Leituras históricas dos evangélicos protestantes no Brasil. Feira de Santana: UEFS Editora, 2011.
Bruno CamposThácyto LessaMarcela FernandesAdriel Comparin CarvalhoEliseu MaximianoMarianna EccardMagno SoaresAna CastroAlexandre CastroDaniel MoysésÉrico ValviesseSergio FernandesGustavo LeiteCarlos Alberto MoreiraHildebrando Costa Santos FilhoPaulo RobertoOsvaldo LopesOsvaldo SantosSylvio Lannes VieiraPedro DrumondCadu LimaCongregação de GuaxindibaIec Engenho Do Roçado CongregaçãoIgreja Evangélica Congregacional de NiteróiIgreja Evangélica Congregacional do AlecrimUnião das Igrejas Evangélicas Congregacionais do BrasilSeminário Teológico Robert Reid KalleySeminario Congregacional Joao PessoaSeminário Teologico Congregacional SetecafSeminário Martin BucerEditora UltimatoProjeto Água da VidaProjeto Radical SertãoMissão AmirMarinaldo CardosoLucas PaivaDayvison BaraúnaJ.c. Pereira de SouzaDeivinson Gomes BignonRovanildo Vieira SoaresCesar Ávila da RosaSamuel Cesarino Dos SantosJúlio CesarSergio PratesJuçara MelloFranklin FerreiraHelder E Juliana CardinSérgio RibeiroEduardo CarpenterAntônio Carlos Costa, Antonio Carlos Pereira Juniorr, Antonio Escodino Lecir Marques, GersoneNeli Coelho, Gerson Moura Martins, Tony Mourão, Luciano Serenado, Wériton Sayão, Douglas Bastos Boaventura, Carlos Alberto Ferreira Guimaraes, José Antonio, Fábio Simões, Fabio W. Rosa Wilen, Jorge Luiz Tavares, Leonidas Duarte Silva, Daniel Prudêncio de Lemos, Daniel G Lima Jr., Pastor Ialan Cavalcante, Idenildo Cavalcante, PrJorge Cavalcanti, Vanderli Alina Carreiro, Romulo Arêas Mesquita, Elias Dutton, José Paulo Folly, Marcio Leal, Antonio Carlos Pereira, Aldemiro Camboim, Evaldo Beranger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário