quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A IGREJA NO TEMPO DO FIM

A Igreja no Tempo do Fim

A Bíblia em Bytes online - Tempo Profético
http://www.bibliabytes.com.br
·  Uma Igreja com um chamado especial

Estamos num tempo especial da história. Somos uma geração profética, avistada por muitos de longe [Hb 11.13], vivendo num tempo profético.
Uma Igreja de um tempo especial, pois, certamente também é especial. E é assim que percebemos características bem particulares para esta Igreja a Igreja do tempo do fim contemporânea da virada de mais um milênio.
Esta Igreja está baseada no tripé:
·  SALVAÇÃO EM MASSA
Pregação do evangelho em grande escala, como nunca antes ocorreu;
·  CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Avivamento, com abundância de revelações da Palavra de Deus e dos dons do Espírito Santo, restauração, santidade, maturidade;
·  ENVOLVIMENTO COM ISRAEL
Visão profética bíblica clara, conhecimento dos planos de Deus para com os judeus e o seu País, quebra de barreiras de relacionamento, amor e misericórdia por Israel

O apóstolo Paulo nos esclarece com precisão este modelo de Igreja:
"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo..." [Rm 11.25,26]

Falando da necessária e profetizada redenção do povo de Israel, que, segundo ele, é um mistério o qual não podemos ignorar, Paulo localiza a Igreja de nosso tempo, referindo-se a ela como "a plenitude dos gentios". PLENITUDE aí significa grande mover evangelístico, com o alcance dos povos gentílicos de todas as Nações, até os confins da terra (CRESCIMENTO NUMÉRICO) e maturidade espiritual, avivamento (CRESCIMENTO QUALITATIVO).E estas são, sem dúvida, as marcas da Igreja de Jesus do tempo do fim. E os que não estão inseridos neste contexto, ou não são parte da verdadeira Igreja, ou estão andando como ovelhas perdidas e precisam voltar ao aprisco e se adequar, para não "perder o trem da história".
·  Israel é essencial

Mas o apóstolo Paulo não parou aí. Ele afirma que quando esta plenitude da Igreja gentílica se manifestar, a redenção de Israel acontecerá. E isso porque é exatamente neste contexto de plenitude, que se expressa muito bem na maturidade, que a Igreja descobre a necessidade do terceiro "pé" ISRAEL. A Igreja madura, pois, enxerga com clareza o Plano de Deus: No início, a luz saindo dos judeus, de Israel, em direção aos gentios, para todo o mundo. Mas hoje, a luz deve sair da Igreja Gentílica em direção a Israel.
Isso nos leva de volta a Romanos 11: "...veio a salvação aos gentios para pô-los em ciúmes...assim também estes (judeus) foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós (gentios) demonstrada". [vers. 11 e 31].

Significa, portanto, que, por um tempo, Deus endureceu os judeus para atrair os gentios. Mas agora Ele planejou atrair os judeus através da Igreja Gentílica e é ela, por ordem de Deus, que deve tomar a iniciativa de quebrar as barreiras que a separam de Israel. Voltando à idéia do tripé: SALVAÇÃO CRESCIMENTO ESPIRITUAL ISRAEL - vemos que estas três características são imprescindíveis para a Igreja do tempo do fim e "quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!"

Fazendo uma analogia prática, podemos comparar estas três marcas que devem compor a verdadeira Igreja de Jesus desta geração com um banquinho de três pés. Os três pés dão uma sustentação perfeita. Mas, se tirarmos um pé, o banquinho cai. Também se um dos pés estiver menor do que o outro, o banquinho ficará, por assim dizer, "manco". Da mesma forma, esta Igreja tem que ter, necessariamente, os três pés e todos do mesmo tamanho, pois todos têm a mesma importância vital: preparar uma esposa verdadeiramente ataviada para as "Bodas do Cordeiro".

As três características da Igreja do tempo do fim, portanto, têm que ser edificadas e com a mesma intensidade e dimensão. E é o Senhor mesmo quem está trazendo os instrumentos para esta edificação, através da revelação da Palavra de Deus e dos seus servos, os profetas, porque "certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado os seu segredo aos servos, os profetas" [ Am 3.7]
Quão grande é, pois, a nossa responsabilidade mediante o privilégio de vivermos neste tempo. Por certo há chamados bem específicos dentro de cada uma destas áreas de atuação da Igreja desta geração e cada um deve ser respeitado, incentivado e abençoado, apesar das diferentes facetas. Mas, como um todo, a verdadeira Igreja do Messias Yeshua (Jesus) precisa estar consciente da amplitude deste chamado divino global para o Seu Povo e posicionar-se favoravelmente, quer por orações, quer por palavras ou atos, mediante qualquer movimento ou ministério que o Senhor tem levado seus verdadeiros servos a efetivar com seriedade. Onde você está engajado?

Shalom Aleichem!
Paz seja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário